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Processo licitatório - 06/06/2025, 05:30 - Rebeca Nascimento - Atualizado em 06/06/2025, 11:56

Faturar com licitação demanda habilidade e mira certeira

Especialista revela quem pode vender para o Governo Federal

Saiba quais empresas estão mais propensas para fechamento de contratos
Saiba quais empresas estão mais propensas para fechamento de contratos |  Foto: Ilustrativa/Reprodução/Freepik

Quando se fala em licitação muitas pessoas pensam em algo distante e que só serve para ricos ou grandes empresas, mas a realidade não é essa. O Portal MASSA! conversou com um especialista na área, que explicou como funciona um processo licitatório.

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De acordo com o Governo Federal, a licitação é um processo em que a administração pública contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras, licitação é a forma como a administração pública pode comprar e vender, seja na esfera nacional, estadual ou municipal.

Mitos e verdades

Com mais de 10 anos de experiência em licitação, o empresário do setor de transporte Geraldo Junior afirma que qualquer pessoa com o CNPJ ativo pode concorrer a um processo licitatório, mas quem se prepara antes acaba se destacando.

Aspas

Na maioria das vezes, quem ganha no preço não ganha no processo e acaba desclassificado ou inabilitado

“Quem se destaca nesse mercado, é quem tem mais conhecimento. As pessoas acreditam que é só diminuir o preço, mas não é assim. Aquelas empresas que sabem jogar o jogo acabam levando bons contratos, com boas margens de lucros. Para isso é necessário definir o nicho, compreender a sua atuação e ter conhecimento profundo de todo o processo”, explica.

Sabe essa ideia de chamar atenção a qualquer custo para vender? Segundo Geraldo, esse não é o melhor caminho quando se trata de licitação. “A empresa não precisa chamar atenção do Governo, o processo é inverso. Quando o Governo quer comprar algo é feita uma divulgação de um documento chamado edital, nele consta todas as condições de participação da Licitação, e tudo detalhadamente explicado sobre o produto que ele quer, além dos prazos e condições de recebimento do mesmo”, destacou Geraldo.

Áreas em alta

Geraldo conta que a organização da documentação faz toda diferença. “Deve-se primeiramente organizar os documentos básicos que toda licitação exige, se cadastrar nos portais certos de licitação e acompanhar a divulgação dos editais, que são as oportunidades”.

O especialista também conta que as áreas mais propensas a fecharem contratos são as de material de escritório e papelaria, equipamentos de informática, material de limpeza e conservação, alimentação e alimentos não perecíveis, materiais de construção e manutenção predial. Porém, seja qual for o setor de serviço, todos precisam entender como funciona o passo a passo da licitação.

Passo a passo de um processo licitatório:


• Escolha um nicho de atuação;
• Abra um CNPJ pela internet que pode ser até um MEI (Microempreendedor Individual);
• Organize a sua documentação;
• Faça o seu cadastro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, o SICAF (que é banco de dados oficial do Governo Federal, que reúne as informações das empresas que desejam participar de licitações públicas;
• Filtre Editais Específicos para o seu nicho e em sua região;
• Cadastre sua proposta e oferte o seu lance;
• Assine o seu contrato.

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