Nesta terça-feira (16) é comemorado o Dia do Gari. Em celebração ao trabalho dos profissionais, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) está realizando uma mostra itinerante com o tema “Humanos”. A partir das 12h em frente ao Farol da Barra, uma programação organizada pela Prefeitura exibe os caminhões plotados que vão circular pela cidade durante todo mês de maio, com imagens e frases reflexivas sobre os Garis.
No Farol da Barra estão expostos os 4 caminhões que farão a rota pela cidade. A população vai poder conferir fotos de agentes, vídeos, elementos gráficos e frases reflexivas. As perguntas que se destacam são “Você já sorriu pra mim?” e “Você já me deu bom dia?”, que objetivam provocar uma reflexão nas comunidades sobre as pessoas além da farda de profissionais.
De acordo com Omar Gordilho, presidente da Limpurb, ainda como celebração será lançada a primeira edição do Projeto Gari no Grau. “Essa ação traz para as garagens das empresas terceirizadas serviços de saúde, beleza, bem-estar, educação e direito da família de forma gratuita”, explica. O projeto fica em vigência durante todo o mês de maio das 13h às 17h nas garagens das empresas. A ação permite que os garis resolvam situações pessoais que não conseguem realizar fora do ambiente de trabalho.
Além da mostra itinerante, os shoppings de Salvador também terão exposições que ficam disponíveis a partir de hoje. “Trazemos painéis retratando a história de alguns dos nossos agentes com memórias fotográficas, convidando os espectadores a conhecer a essência de cada um deles”, confirma Omar.
Os painéis retratam a história de Delsyjane, André, Soraia, Jambiraína e Alex, profissionais que atuam em diferentes serviços da limpeza urbana da cidade. As mostras estarão disponíveis no Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Shopping da Bahia e Shopping Piedade, de segunda a sábado, das 9h às 22h e aos domingos, das 12h às 21h.
Omar acredita que a plotagem dos caminhões remete a humanização dos agentes de limpeza urbana. “Cada agente tem sua família, seus problemas pessoais, felicidades, dificuldades e é preciso entender que o gari, assim como qualquer outro trabalhador, quer ser reconhecido”, afirma.
Delsyjane Silva, uma das personagens da mostra, considera que hoje é o dia ideal para marcar a valorização do gari. “A gente passa por muita desvalorização no trabalho. Algumas pessoas continuam jogando lixo no chão e dizendo ‘se eu não jogar lixo no chão vocês não tem trabalho”, relata.
Para ela, além da falta de respeito, a atitude também revela a falta de compromisso com o meio ambiente. “Vai entupir os bueiros, provocar enchentes, a rua fica suja, e se não tiver o profissional de limpeza, isso não se resolve”, defende.
Delsyjane também conta que o dia a dia do trabalho vai além da limpeza. “Aqui onde eu trabalho no Centro Histórico, eu sou guia, psicóloga, médica, socorrista... A gente se dá de corpo e alma, então somos profissionais necessários, temos importância”, conclui.