Neste sábado (7), dia da Independência do Brasil, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocupou mais de 30 supermercados, em todo o Brasil, para exigir à Rede Carrefour que cumpra o acordo de 12 mil cestas básicas entregues, mensalmente, até novembro deste ano.
A ação “Pátria sem Fome”, em Salvador, está acontecendo no supermercado Atacadão, na Av. Antônio Carlos Magalhães, com mais de 100 famílias presentes no local.
O movimento é conhecido nacionalmente pela luta por moradia digna, tendo realizado mais de 20 ocupações durante o período da pandemia de covid-19.
Além disso, todos os anos o MLB realiza ocupações em mercados, no período do Natal, para denunciar que no momento em que se fala de abundância, mais de 64,2 milhões de pessoas passam fome no Brasil, segundo dados do IBGE, de abril de 2024.
Posicionamento da Carrefour
Em nota enviada ao Portal MASSA!, o Grupo Carrefour Brasil afirmou que entrou em diálogo com o MLB para entender as reivindicações e destacou que faz doações de alimentos constantemente.
Confira a nota do Carrefour na íntegra:
Estamos dialogando com as lideranças do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) para entender suas reivindicações. Fazemos doações constantes de alimentos para este movimento e para outras organizações, como parte do nosso pilar prioritário de combate à fome e à desigualdade no país. Em 2023, para organizações em todo o país, doamos 4 mil toneladas de alimentos, e em 2024 esperamos atingir o volume de 6 mil toneladas. Entre as ações que promovemos nesta frente este ano, destaca-se a doação de 500 toneladas de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, incluindo para o MLB no estado.