
A fachada de um prédio no Largo da Soledade tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) foi demolida de forma irregular na madrugada deste sábado (1º) por moradores do bairro da Liberdade, em Salvador.
O casarão, de número 33, estava desocupado. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o desabamento foi feito sem autorização do poder público e acompanhamento de um profissional responsável.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foi acionada e retirou as partes remanescentes da demolição para dar início à inspeção predial. A Limpurb fez a remoção do entulho e a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) colocou tapumes para isolar o local.
O corredor lateral do imóvel era utilizado por moradores para acesso a uma vila que fica na região ao fundo. Em 2021, a Codesal já havia registrado desabamentos no local. Por causa disso, a passagem foi interditada, já que estava degradada e havia risco de desmoronamento.
A Defesa Civil informou que a proprietária do casarão foi notificada várias vezes e que, sem ação dela e do Ipac, a deterioração no local segue avançando. O Portal Massa aguarda um posicionamento do Ipac.