Neste mês de maio a exposição Baleias Urbanas Soteropolitanas apresenta fotos inéditas que celebram a presença cada vez maior das baleias-jubarte na capital baiana, chega ao Shopping Barra.
Os visitantes poderão apreciar diversas imagens, a maioria inéditas, de vários comportamentos das jubartes que frequentam a costa de Salvador e região metropolitana, onde o Projeto Baleia Jubarte atua há 23 anos, com sua base de pesquisa e educação ambiental na Praia do Forte. Uma réplica em tamanho natural da cauda de uma baleia conhecida pelos pesquisadores, apelidada de “Feijão” pela marca que exibe, acompanha a exposição.
Leia mais: Caminhoneiro comemora preço do diesel a R$ 4,89 e esbanja
Confira: Mulheres pós-menopausa são maioria entre os hipertensos; Veja
Veja também: TSE julga ação que pode anular eleição de Deltan
Segundo um dos coordenadores do Projeto Baleia Jubarte, Gustavo Rodamilans. “Salvador se destaca como um dos principais locais para a observação de baleias-jubarte no Brasil, e a exposição celebra em imagens essa condição privilegiada da capital baiana”, e complementa explicando que “o Projeto Baleia Jubarte tem como um dos principais objetivos fomentar o turismo de observação de baleias, que está se desenvolvendo também através de empresas soteropolitanas nossas parceiras”.
Quem visitar a exposição, terá a ideia do que esperar da observação de baleias-jubarte nos meses de junho a outubro, e poderá se programar para vê-las em seu habitat natural. A exposição estará no Shopping Barra a partir do dia 16/05/2023, até o dia 05/06/2023, e terá entrada gratuita.
Sobre o Projeto Baleia Jubarte
Atuando há 35 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil.
O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental.