Uma exposição intitulada de Envenenamentos: Conhecer para prevenir, e promovida pela Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox) -, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Shopping Piedade, em Salvador, alerta a população sobre os perigos de intoxicação causada por animais peçonhentos e plantas tóxicas.
Iniciada na quarta-feira (16), a ação segue até esta sexta-feira (18), no piso L3 do centro comercial. Destinada, em especial, a estudantes, professores e profissionais da saúde, é aberta a todo o público e de forma gratuita. "O objetivo central da exposição é levar para a comunidade externa, em geral, orientações com relação às intoxicações por bebidas e alimentos contaminados até a ingestão de medicamentos, além dos acidentes por animais peçonhentos porque o veneno é uma toxina e, consequentemente, leva à intoxicação", explicou Ana Cássia Miranda, assessora técnica da diretoria geral da (CIATox).
Ana destacou também que a população está exposta a várias formas de contaminação, inclusive, por meio de remédios. "Existem várias vias de transmissão, que não é feita só através do sistema respiratório, mas feita, também, pela pele e através da ingestão de substâncias tóxicas. A ingestão de medicamentos, a automedicação, por exemplo, pode levar à intoxicação. Então, as pessoas que compram medicamentos e que não tomam conforme a orientação prescrita pelo médico ou pela orientação do farmacêutico, podem se intoxicar, sim”, alertou.
No local onde acontece o evento há exposições de vários elementos considerados como venenosos, a exemplo de algumas plantas, dentre elas a 'Comigo-Ninguém-Pode', 'Coroa-de-Cristo', 'Mamona', 'Chapéu-de'-Napoleão' 'Jibóia', 'Espada de São Jorge' e outras. Nesses casos, o órgão orienta que essas plantas sejam mantidas distante do ambiente doméstico.
Os animais peçonhentos, como serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas e marimbondos, também oferecem sérios riscos de intoxicação.
"Tomar bastante cuidado com as crianças que são vítimas fáceis dos acidentes com os animais peçonhentos. As pessoas que moram em regiões onde é propício se encontrar esses animais, é importante que as camas não sejam posicionadas em contato com a parede, que os lençóis sejam vistoriados todos os dias antes de dormir. Os sapatos devem ser batidos, vistoriados antes de serem calçados porque os animais gostam de regiões mais escuras. Esses animais têm hábitos de consumir e fazer morada em restos de lixos, entulhos e restos de construção. Então, é importante que essa orientação seja dada à comunidade. A gente precisa manter nossas casas limpas, arejadas, ventiladas. Quanto mais limpa, menor é a chance da gente sofrer esse tipo de acidente", completou Ana.