24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Salvador - 06/08/2024, 06:00 - Vitória Sacramento

Exposição "65 anos de puro Dulcismo" celebra legado de Santa Dulce dos Pobres

Exposição estará disponível até 13 de agosto

Na manhã de segunda-feira (5) foi inaugurada a exposição "65 anos de puro Dulcismo", na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma. Aberta ao público diariamente, incluindo fins de semana, das 9h às 21h, a mostra faz parte das celebrações em homenagem à Santa Dulce dos Pobres e ao 65º aniversário das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

A exposição, que estará disponível até 13 de agosto, reúne fotografias e textos que narram a trajetória do "Anjo Bom do Brasil", permitindo ao público conhecer mais sobre a personalidade e o legado de Santa Dulce.

A mostra é composta por 12 totens ilustrados com imagens históricas e textos explicativos, divididos em duas categorias. A primeira parte apresenta uma linha do tempo desde a fundação da instituição até os dias atuais. A segunda parte aborda o conceito do "Dulcismo", materializado em 10 valores: Amor ao próximo, Empatia, Acolhimento à diversidade, Perseverança, Gratidão, Fé, Compaixão, Humildade, Simplicidade e Paz. Monitores do Memorial estão à disposição para auxiliar na compreensão das obras, inclusive para pessoas que não sabem ler.

Segundo a Irmã Maiara Santos, coordenadora de Cultura Organizacional das OSID, embora a exposição atraia principalmente o público católico, é destinada a "todas as pessoas que têm amor no coração". Ela destaca a importância de se inspirar na vida de Santa Dulce: "Infelizmente, vivemos numa sociedade extremamente individualista, onde as pessoas pensam mais em si do que no outro. Cada contato que temos com Irmã Dulce, independentemente da denominação religiosa, nos oferece uma referência de alguém que viveu para o próximo."

Imagem ilustrativa da imagem Exposição "65 anos de puro Dulcismo" celebra legado de Santa Dulce dos Pobres
Foto: Uendel Galter/Ag. A Tarde

A exposição faz parte da programação festiva em honra a Santa Dulce dos Pobres, que inclui shows musicais na Praça Irmã Dulce, missas e diversas outras atrações até 13 de agosto.

Maria Luiza Alves Gomes, membro do Grupo dos Leigos da Congregação das Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (LEMIC) e que conheceu pessoalmente Irmã Dulce, ressalta: "Esse tipo de iniciativa é boa porque a gente se reanima. Como a própria Dulce falava, as portas não fecham, porque as portas dela nunca fecharam. Ela deixou as portas do hospital abertas e a gente acredita que não é para fechar, mas para continuar adiante."

Para apoiar as Obras Sociais Irmã Dulce, é possível fazer doações através do site doe.irmadulce.org.br, cadastrando sua nota fiscal no programa "Nota Premiada Bahia", pelo imposto de renda ou pelo número (71) 3316-8899.

exclamção leia também