27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Iniciativa - 04/06/2024, 22:06 - Silvânia Nascimento - Atualizado em 04/06/2024, 22:52

Exército promove encontro para tratar sobre o Semiárido

Evento, que está na sua terceira edição, vai acontecer entre os dias 18 a 20 de junho, no Senai Cimatec da Avenida Orlando Gomes

Iniciativa foi apresentada para a imprensa
Iniciativa foi apresentada para a imprensa |  Foto: Olga Leiria/ Ag. A TARDE

Pela primeira vez, Salvador vai ser palco do Encontro da Rede de Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação (Ereneei), iniciativa promovida pelo Exército, que visa discutir e estimular soluções estratégicas para o Semiárido. O anúncio oficial da atividade foi realizado, ontem, no quartel da 6ª Região Militar do Exército, no bairro de Nazaré, em Salvador, durante um café com a imprensa.

O evento, que está na sua terceira edição, vai acontecer entre os dias 18 a 20 de junho, no Senai Cimatec da Avenida Orlando Gomes, e vai reunir integrantes do Exército, pesquisadores e pessoas ligadas à indústria. As duas primeiras edições foram realizadas em Recife e Fortaleza, respectivamente.

"Em um desses dias teremos, também, uma feira para demonstrar as riquezas que nós temos no Nordeste, principalmente na Bahia. Muitas pessoas não sabem, mas em Salvador existe um laboratório de metrologia, que faz calibração de equipamentos de hospitais , que só tem aqui e na Alemanha", explicou o coronel Salomão Santana.

Durante os três dias de encontro, a ideia é que os membros do Exército identifiquem problemas enfrentados pelo Semiárido, os pesquisadores apontem possíveis soluções e os representantes do ramo industrial como a Fieb, Iel, Senai Cimatec e outras instituições tentem criar produtos de resolução para as demandas, como exemplificou Salomão.

"Na área de saúde há diversas questões, inclusive, características do próprio sertão, que é a desidratação causada pelo excesso de temperatura. O Exército, por exemplo, atua na logística da distribuição de água através dos carros pipas. Eu já trabalhei no sertão, e lá, a água vale mais do que óleo diesel", disse o coronel ao explicar como serão as propostas que envolvem demandas e soluções para as dores do Semiárido.

Palestrantes, temas das palestras, horários das atividades e outras informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.redenordeste.6rem.eb.mil.br. "A presença de vocês é de muita importância, não só em termos de estratégias, mas para facilitar a linguagem dos nossos propósitos para a sociedade. Os senhores estarão sempre conosco, podem ter certeza. Não é uma fala de oportunidade, mas sim, de compromisso", disse o comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, ao agradecer a presença da imprensa.

exclamção leia também