Quando se fala de rock em Salvador, a maioria se recorda do Palco do Rock, festival que acontece durante o período de Carnaval e que reúne uma multidão de roqueiros. Porém, esse não é o único evento desse tipo que acontece na cidade. Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, que é celebrado em 13 de julho, a capital baiana vai ser tomada por diferentes eventos relacionados ao estilo musical.
Um deles vai rolar neste fim de semana, no sábado (13). O Salvador Rock Festival acontece às 16h, no Estacionamento do Jardim de Alah, e promete reunir uma variedade de atrações para os baianos curtirem. “O festival surgiu da necessidade de fortalecer e fomentar o rock em Salvador e no estado, para dar mais visibilidade às bandas locais e regionais”, pontuou Anailson Nascimento, produtor executivo e idealizador do evento.
Em sua primeira edição, o Salvador Rock Festival tem como proposta unir as diferentes vertentes do rock. “Buscamos trazer um festival mais inclusivo, misturando os estilos de rock, indo do mais leve ao pesado, do autoral ao cover”, explicou Anailson. Apesar de seu foco ser bandas regionais, Anailson revela que futuramente pretende convidar artistas de outros lugares do Brasil. “Para ajudar a fortalecer a cena, buscaremos trazer alguma banda de nome nacional para misturar os públicos, resultando no crescimento do segmento”, afirmou.
Ícaro Donato, 30, vai curtir os shows no Jardim de Alah e conta que a experiência nesse tipo de evento costuma ser diferente. “Sem querer trazer polêmica, mas há menos ocorrências de violência em eventos de rock”, declarou. Fã de carteirinha da banda Bruma, uma das atrações do Salvador Rock Festival, ele não esconde a animação com o festival. “Para mim, é uma oportunidade de conhecer novas bandas e curtir o show da Bruma, que é uma banda local com um som muito maneiro”, explicou.
Apesar de ainda não ser muito grande, Ícaro analisa que a cena do rock vem crescendo na capital baiana. “Eu acredito que ela está pobre, porém vem melhorando. Hoje há uma ampliação de locais onde você pode curtir o som”, pontuou.
Além do Jardim de Alah, outro lugar que vai receber um evento de rock em julho é o Pelourinho. Nos dias 26 e 27 acontece o Circuito do Rock, às 19h, no Largo Tereza Batista.
“O diferencial é que não é só um festival de música, mas um projeto que visa fomentar a cadeia produtiva do rock por meio de qualificação profissional, compartilhamento de informações e formação de plateia”, definiu Iara Nascimento, uma das idealizadoras do Circuito do Rock. Ela destaca a importância desse tipo de iniciativa em meio à situação atual do rock na Bahia. “Esses eventos acabam sendo o espaço de vitrine para essas bandas, para torná-las mais conhecidas”, acrescentou.
Apesar de ser sediado na capital baiana, o evento trouxe artistas de outros lugares. “Temos bandas de Paulo Afonso, Alagoinhas e Feira de Santana. Trouxemos também a The Baggios, de Sergipe, por conta dessa estrada que eles já tem, desse apelo com o público”, detalhou.
Programação
Salvador Rock Festival
Local: Estacionamento do Jardim de Alah
Horário: 16h
Sábado (13/07)
Radical
Gaiabeta
Jany
Vernal
Espinhos e Rosa
Renato Coelho
Rafa Luz
Professor Doidão
Agrestia
Domingo (14/07)
Cover do Guns N Roses
Metal Master
Bruma
Pastel de Miolos
Act of Revenge
Síndrome-K
Cover do Green Day
Imaginera
Circuito do Rock
Local: Largo Tereza Batista
Horário: 19h
Sábado (26/07)
DJ Eldo Boss
LIP Bahia
Igor Gnomo
Retrofoguetes
Domingo (27/07)
DJ Eldo Boss
Clube dos Patifes
Exu Overdrive
The Baggios