25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Mulheres nos negócios - 27/11/2024, 16:00 - Amanda Souza e Rebeca Nascimento

Evento destaca o papel da mulher no empreendedorismo baiano

Cerimônia ressalta a importância do público feminino nos negócios

Ana Carolina Alonso,  Coordenadora da Câmara da Mulher da Fecomercio Bahia
Ana Carolina Alonso, Coordenadora da Câmara da Mulher da Fecomercio Bahia |  Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

Realizada no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, nesta quarta-feira (27), a abertura do evento “Mulher + Comércio” ressaltou a importância das mulheres que empreendem e destacou seu papel para a estrutura dos negócios baianos. O evento é promovido pelo Sistema Comércio BA.

"A mulher empreendedora na Bahia é responsável por 32% dos pequenos negócios do comércio, é de muita importância ter um segmento desse dentro da Fecomercio. Então o impacto do trabalho dela é muito importante para o comércio na geração de emprego e renda", destacou o presidente da Fercomercio Bahia, Kelsor Gonçalves.

Leia mais:
Escolas viram abrigos para a galera durante fortes chuvas; saiba onde
Equipamentos de transporte ficam 'off' por causa da chuva em Salvador

O gestor ainda reconheceu que a mulher consegue empreender mesmo tendo outras demandas em seu cotidiano. "Ser empreendedor nesse Brasil já é difícil sendo homem, sendo mulher então, a carga é dobrada, porque além dos afazeres normais de uma mulher, ela ainda tem que empreender. Então, para nós, é um momento especial podermos estar oferecendo esse espaço durante dois dias, com grandes palestrantes, para que a gente possa, além de capacitar, possa realmente homenagear".

Kelsor Gonçalves é o  presidente da Fercomercio Bahia
Kelsor Gonçalves é o presidente da Fercomercio Bahia | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

Quem também destacou a importância do espaço do público feminino foi a coordenadora da Câmara da Mulher da Fecomercio Bahia, Ana Carolina Alonso. "Historicamente a gente sabe que a mulher empreende muito mais nas áreas de comércio de bens e serviços que é exatamente a área que a Fecomercio atua. É cada vez mais importante dar espaço, dar participação para essas mulheres pra que elas sintam segurança em gerirem seus negócios e formarem mais emprego e renda para a sociedade".

Ana Carolina explicou como a Câmara da Mulher da Fecomercio Bahia atua. "Funciona como um braço auxiliar a gestação da Fecomercio, nosso papel é reunir mulheres, entender a dor das mulheres no ambiente de negócios trazermos proposições de soluções", indicou.

Por fim, a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo falou da relevância de fazer políticas públicas para o público feminino já que enfrentam dupla jornada. "A gente tem melhorado muito a referência dessa mulher para o empreendedorismo, mas sempre com forço naquela política de cuidado. Essa mulher tem dupla jornada, cuida dos filhos, cuida de uma mãe, pai, então a dificuldade dela é mais essa, então é claro que precisamos fortalecer cada vez mais as políticas públicas para que essas mulheres tenham mais liberdade para empreender", lembrou.

Fernanda Lordelo, titular da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ
Fernanda Lordelo, titular da Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

Mulheres Empreendedoras da Bahia

Além de receber autoridades, empresárias e palestrantes, o ‘Mulher + Comércio’ que vai até esta quinta-feira (28), realiza o lançamento do livro ‘Mulheres Empreendedoras da Bahia’. A obra apresenta o contexto histórico das primeiras iniciativas de empreendedorismo feminino na Bahia, ao lado de histórias contando a trajetória de empreendedoras radicadas no Estado.

exclamção leia também