30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Na ALBA - 27/11/2023, 18:28 - Da Redação

Estudantes participam da vivência legislativa como jovens deputados

Iniciativa possibilitará aos participantes a simulação de como funciona a rotina de um parlamentar

Dos estudantes selecionados, 35 são da rede pública
Dos estudantes selecionados, 35 são da rede pública |  Foto: Virlane Carmo / SEC

Entre a tarde desta segunda-feira (27) e sexta-feira (1°), 63 estudantes vivenciarão os trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Trata-se do Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA), realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com o legislativo baiano, para estimular a participação social e cidadã do público estudantil das redes pública e privada de ensino. A iniciativa possibilitará aos participantes a simulação de como funciona a rotina de um parlamentar; as suas atividades e atribuições; e os trabalhos internos para a elaboração e votação de uma lei.

Dos estudantes selecionados, 35 são da rede pública; 13 da rede privada; 4 indígenas; 4 quilombolas; 4 de Escolas da Família Agrária; e 3 são pessoas com deficiência. Para participar, o estudante teve que elaborar um projeto de lei de sua autoria pensando na realidade da Bahia, observando problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de proposição legislativa.

Após serem acolhidos no Parlamento Estadual, na tarde desta segunda-feira (27), com uma exposição sobre a vivência parlamentar e o processo legislativo, os estudantes iniciaram os trabalhos com a formação dos partidos políticos, eleição dos líderes partidários e formação das chapas para a mesa diretora. Nesta terça-feira (28), ocorrerá a cerimônia de posse, às 9h, no plenário da Alba, com a eleição da mesa diretora, espelhando os ritos do legislativo baiano.

As atividades prosseguem na quarta-feira (29), quando haverá finalização de pareceres com servidores da Alba e trabalhos das comissões e reunião partidária. Os jovens deputados contarão com assessores. Na quinta-feira (30), haverá sessão plenária, entrega dos diplomas e reflexões sobre a vivência parlamentar. Ao todo, contando com os jovens deputados e com os professores do Núcleo de Educação, 120 pessoas vão participar do evento, representando 54 municípios baianos.

exclamção leia também