Duas estudantes do Colégio Técnico Mário Barbon, em Pojuca, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), estão de malas prontas para embarcar rumo ao Japão. As alunas Larissa Gabrielle Silva da Cruz, de 17 anos, e Maria Eduarda de Souza Siqueira, 18, ganharam a viagem após conquistarem o primeiro lugar no concurso Ideias Inovadoras.
A iniciativa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos criativos e originais, com potencial para se tornar um produto ou serviço de excelência para diversos nichos de mercado.
Leia também:
Concurso "Pérolas Negras 2024" tem inscrições encerradas; saiba mais
“O Ideias Inovadoras foi de grande relevância para as escolas da rede FJC, pois estimulou a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento dos valores da nossa Instituição. Assistimos a apresentações de projetos criativos e interessantes, que objetivam contribuir para um mundo mais sustentável e melhor. Os participantes compreenderam o significado de serem pesquisadores, cientistas e criaram inovações categorizadas como uma tecnologia, produto ou serviço acessível que são importantes e, essas, poderão fazer a diferença para a sociedade”, destaca a professora Rosely Gomes Machado, diretora de Educação da Fundação José Carvalho.
As vencedoras desta edição idealizaram o aplicativo Museu Virtual de Literatura e História (MUVILIH), com o objetivo de resgatar histórias, dando visibilidade a narrativas de tradição oral, eternizando-as em memórias.
“Sou moradora de Pojuca, uma cidade com história rica, porém desconhecida, invisibilizada. Com o projeto, buscamos contribuir para que relatos de pequenas cidades - relatos orais - cheguem a todos, de forma acessível. Através do aplicativo, conseguimos garantir que essas memórias não se percam. Como exemplo, as manifestações culturais, que precisam ser conhecidas e transmitidas de geração para geração, como o Boi Janeiro, iniciado por Dona Lindu, tão tradicional aqui na cidade”, explicou a estudante Maria Eduarda.