A Bahia vive um momento complicado com a dengue: são 265 municípios em estado de epidemia, 80 em risco e 18 em alerta. Além disso, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), já são 30 mortes pela doença confirmadas no estado apenas esse ano.
Nesse cenário, diversos setores da sociedade estão se movimentando para fortalecer o combate à doença e ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Uma parceria entre o Colégio Vitória-Régia, no Cabula, e a Expertise Soluções está entre essas iniciativas em Salvador.
Os alunos do Ensino Fundamental I da instituição desenvolveram, durante as aulas de Game Design, um jogo online que tem como objetivo exterminar os mosquitos que vão surgindo. O processo durou dois meses e as aulas foram ministradas pelo professor André Menezes, da Expertise.
Com o desenvolvimento do jogo, os estudantes viveram uma imersão na temática, aliando a tecnologia ao processo pedagógico de maneira que se aproxime cada vez mais da linguagem dessa faixa etária.
Solange Argollo é orientadora pedagógica do Fundamental I do Colégio Vitória-Régia e garante que a atividade tem um impacto positivo na formação desses estudantes.
“A gente sabe a demanda da sociedade em relação ao combate a dengue e trabalhamos isso com as crianças. Pensamos nessa ferramenta lúdica, assim construimos essa criticidade e conscientização para que possamos formar cidadãos que espalhem a informação”, disse.
TECNOLOGIA É ALIADA
Muito se discute sobre o impacto da tecnologia na vida dessa geração, por isso é fundamental saber como usar as ferramentas ao favor da educação. A Expertise Soluções é uma startup que trabalha com tecnologias ligadas à área de educação. O CEO da startup, Martins Mafra, explica a importância de aliar esses dois universos.
“O jogo é interessante, mas o processo é o que importa, já que são eles quem criam tudo, personagens, cenário e história. Proporcionar aos alunos que eles desenvolvam o próprio game é importante porque eles passam a ser atores ativos no processo de conscientização”.