Na tarde desta quarta-feira (13), no auditório da FIEB, a equipe Sevenspeed, formada pelos estudantes Beatriz Santana, Catharina Leite, Guilherme Santos e Valmilson Cunha, apresentou oficialmente o carro que irá competir no mundial de F1 In Schools. Representantes da sexta geração da escuderia da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, os jovens embarcam no próximo dia 18 para a Arábia Saudita, onde participarão da competição mundial de robótica que ocorre paralelamente ao Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1.
A F1 In Schools desafia estudantes do mundo todo a projetarem e desenvolverem carros de corrida em miniatura, capazes de percorrer uma pista de 20 metros em tempo recorde. A Sevenspeed vai disputar com um protótipo desenvolvido pelo estudante e engenheiro de projeto Guilherme de Carvalho Santos, 19 anos, que atingiu a marca impressionante de 1,038 segundos em competições nacionais.
Ana Beatriz Santana, 18 anos, integrante da equipe, compartilhou alguns dos desafios enfrentados e o processo de preparação: “Mesmo tendo ganhado o primeiro lugar geral nacional, entendemos que há muito o que melhorar. Trabalhamos incansavelmente para otimizar o carro, reduzir o tempo e aprimorar a gestão de projetos, utilizando software de gestão para manter tudo sob controle. É um processo intenso, que exige atenção aos detalhes e uma vontade constante de evoluir”.
A equipe também busca impactar a realidade de outros jovens. Como parte de um projeto social, eles compartilham a mensagem de que o conhecimento e a educação podem ser ferramentas poderosas para transformação. João Vitor da Silva, 19 anos, técnico auxiliar da equipe, destaca: "A melhor arma para lutar contra o sistema e mudar sua realidade é o conhecimento. Cada jovem, especialmente os da periferia de Salvador, pode sonhar com algo maior e transformar sua vida e sua comunidade através da educação."
Segundo o técnico da equipe, Robson Nunes, a Sevenspeed se preparou para o desafio e confia em sua capacidade de competir em nível mundial. “Não temos medo da competição. O SESI oferece uma estrutura incrível de tecnologia, e, com o apoio do SENAI Cimatec, temos todas as condições de fazer frente aos melhores.”
Além de buscar a vitória, a Sevenspeed leva consigo a inspiração para que outros jovens enxerguem na educação uma oportunidade de transformação, uma vez que a equipe é a única do Norte/Nordeste a se classificar para o mundial. As demais são de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.