26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

“Movimenta Cajazeiras” - 11/04/2024, 05:40 - Maria Clara Oberlaender

Estão abertas as inscrições para o “Movimenta Cajazeiras”

O projeto conta com oficinas, mostra de dança e roda de conversa

'Movimenta Cajazeiras' tem intuito de movimentar a cena cultural local
'Movimenta Cajazeiras' tem intuito de movimentar a cena cultural local |  Foto: Divulgação

A necessidade de movimentar a cena cultural local foi o que motivou a criação do “Movimenta Cajazeiras”, que tem como proposta artístico-metodológica a imersão do corpo em relação às suas experiências com os territórios onde mora e suas produções criativas. As inscrições estão abertas durante o período de 10 a 27 de abril no formulário disponível na BIO do perfil @movimentacajazeiras.

O projeto, articulado pela Criad’ouro Produções, conta com oficinas de dança e de produção cultural, com a “Mostra Movimenta” que tem o objetivo de selecionar coreografias de artistas do bairro e contemplá-las com um valor em cachê, e a terceira ação é a roda de conversa “Futuros Criativos”, a ser realizada com propósito de se formar o Fórum de Dança de Cajazeiras, para a construção de políticas de acesso, permanência e fomento de produções artísticas na região.

Marcos Ferreira, idealizador da Criad’ouro ao lado dos artistas Leonardo Santos e Tyara Gomes, pontua: “Cajazeiras tem um movimento artístico muito bonito e uma comunidade de uma potência artística grandiosa. O problema são as oportunidades que não chegam. É um bairro enorme, maior do que a segunda maior cidade do estado da Bahia, e até pouco tempo não tinha um teatro”.

Marcos reforça que com o projeto, estão fazendo aquilo que sempre sentiram falta, que é fomentar e promover geração de renda para artistas formais e informais.

“Cajazeiras é um bairro de Salvador e frequentemente é visto nesse lugar de afastamento, uma cidade que está distante e que muitas vezes as coisas não chegam. Mas lá tem uma cena cultural muito importante para a capital do estado, esse movimento da periferia, de jovens artistas pretos construindo arte em cima do seu modo de ser, da sua vida. É isso que fortalece essa comunidade”, completa.

Imagem ilustrativa da imagem Estão abertas as inscrições para o “Movimenta Cajazeiras”
Foto: Divulgação

Cada oficina tem a capacidade de atender 20 inscritos e as vagas são destinadas para artistas informais/formais em dança residentes na região de Cajazeiras, a partir dos 16 anos, prioritariamente pessoas pretas e LGBTQIA+. Elas acontecerão no mês de maio de 2024, sendo elas: Produção Cultural, com a doutora em dança e produtora Inah Irenam, no dia 04; Do encoberto ao desejado - Criação em Dança, com o coreógrafo Guego Anunciação, no dia 11; e Cinética.Mov - Dança para Câmera, com o dançarino e coreógrafo Neemias Santana, na data 18/05.

A Luciane de Jesus é assistente de produção do “Movimenta Cajazeiras” e conta: “Esse projeto surge para tentar trazer a união dos artistas, mostrar que é importante estarmos, além de ativos, em um processo de criatividade em movimento. O foco é que esses artistas cresçam e consigam se espalhar por Salvador”

A roda de conversa “Futuros Criativos” será realizada com o propósito de se formar o Fórum de Dança de Cajazeiras, para a construção de políticas de acesso, permanência e fomento de produções artísticas do bairro-cidade. O bate-papo ocorrerá no dia 26 de maio e é aberto ao público.

“A ideia é reunir os artistas, grupos e coletivos para construir o fórum juntos e não ser algo construído somente através da nossa ótica e o objetivo é que a roda de conversa seja esse pontapé inicial”, explica Marcos.

As inscrições para as oficinas criativas e para a Mostra podem ser feitas através do link https://linktr.ee/movimentacajazeiras ou na bio do perfil @movimentacajazeiras até o dia 27 de abril.

exclamção leia também