A Terra passa por um fenômeno chamado periélio durante este sábado (4); o fenômeno acontece quando o planeta tem seu ponto de maior proximidade do sol.
Todos os anos, sempre no mês de janeiro, a Terra vive o momento. Já no mês de julho ocorre o chamado afélio, ponto de maior distância do astro.
Com essa maior proximidade, o planeta está a uma distância de cerca de 147,5 milhões de quilômetros do sol, comparado a 152,6 milhões de quilômetros no ponto mais distante.
Leia também:
Missão do Governo do Estado negocia voo do Benin para a Bahia
Receita Federal irá monitorar dados de cartão de crédito e Pix
E como isso afeta os seres humanos?
Mesmo o periélio ocorrendo durante o verão do hemisfério Sul, a proximidade do sol pouco tem a ver com as altas temperaturas deste período. Quem está no hemisfério Norte, por exemplo, está passando pelo frio do inverno neste momento.
O que determina, de fato, as estações do ano e as diferentes temperaturas é a inclinação do eixo da Terra em cerca de 23,5°.
Isso quer dizer que o verão no Sul e o inverno no Norte se dão pois o Polo Sul do nosso planeta está inclinado em direção ao Sol, fazendo com que os raios solares incidam mais diretamente no hemisfério Sul do planeta e menos diretamente no hemisfério Norte.
Já no inverno acontece o contrário: o Polo Norte fica mais perto do Sol e os raios solares incidem mais diretamente no hemisfério Norte e menos no Sul.
Com informações do CNN Brasil.