24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Medo! - 10/04/2024, 18:20 - Vinicius Portugal

Espião russo que trabalha para Putin foi ameaçado pelo PCC

Integrantes do PCC teriam descoberto real identidade do russo

Agente russo foi preso em 2022
Agente russo foi preso em 2022 |  Foto: Reprodução

Sergey Vladimirovich Cherkasov, 37 anos, é apontado como um espião russo a serviço do governo de Vladimir Putin e está preso na Penitenciária Federal de Brasília desde o final de janeiro de 2023. O criminoso agora vive em uma ala isolada do complexo penitenciário, pois relatou ter sido ameaçado por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Sergey relatou as autoridades da prisão que pessoas ligadas ao PCC sabiam quem ele era e o que ele teria feito. Com isso, os agentes optaram por colocá-lo em uma ala separada dos demais.

O russo foi preso em São Paulo, em abril de 2022, pela Polícia Federal, pelo uso de identidade falsa, buscando se infiltrar no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda. O agente utilizava o nome de Viktor Muller Ferreira e dizia ter 33 anos, nascido em Niterói, no Rio de Janeiro.

O espião chegou a embarcar para Holanda, porém ao chegar no país teve sua identidade falsa descoberta e foi mandado de volta para o Brasil, onde morava desde 2010. Ao chegar em São Paulo, Sergey foi preso e encaminhado para a Penitenciária Federal.

exclamção leia também