Um centro de natação em Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro, foi flagrado desviando água da rede pública para abastecer sua piscina. A irregularidade, que durou um ano, resultou no desvio de cerca de 700 mil litros de água, o suficiente para atender sete casas com dois habitantes durante o mesmo período.
O proprietário do estabelecimento foi notificado e terá que arcar com o prejuízo de R$ 19 mil, valor calculado pela Embasa, companhia de água e saneamento do estado da Bahia. Além do prejuízo financeiro, o furto de água impactou negativamente o abastecimento das casas no entorno do centro de natação.
O gerente da Embasa em Arraial d'Ajuda, Olímpio Fiúza, destaca que os furtos de água são a principal causa de perdas nos sistemas de abastecimento e configuram crime contra o patrimônio público, passível de multa e prisão.
“Esta irregularidade prejudicou a distribuição nas casas do entorno do centro de natação em Arraial D´Ajuda, que a depender do horário do furto, tinham a oferta e a pressão da água reduzida. Sem remunerar pelo serviço, esse tipo de fraude incentiva o desperdício e pode comprometer a qualidade da água tratada, diante da interferência irregular e não autorizada à rede pública”, explicou Olímpio.