A escritora Roseana Murray, de 73 anos, foi brutalmente atacada por três pitbulls, em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (5). A vítima teve um dos braços amputados e uma orelha dilacerada em decorrência da gravidade das mordidas.
Socorrida de helicóptero para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, Roseana passou por diversas cirurgias. Segundo o hospital, o braço direito da escritora precisou ser amputado, enquanto o esquerdo e o lábio foram reconstruídos.
Testemunhas relataram que a poetisa foi arrastada por cerca de 5 metros pelos animais, sofrendo severas mordidas pelo corpo. Imagens registradas por moradores após o ataque comprovam a violência da ação.
Desde 2005, uma lei estadual exige que cães de raças consideradas potencialmente perigosas, como o pitbull, circulem em locais públicos usando guia e focinheira. No entanto, no momento do ataque, os três pitbulls estavam soltos e sem focinheiras.
O tutor dos animais, que reside em uma casa próxima ao local do ataque, foi conduzido à delegacia de Saquarema pela Polícia Militar para prestar depoimento. Após o depoimento, ele foi liberado.
Os três pitbulls foram recolhidos e levados para um lar temporário após a perícia no local do ataque.