A população de Feira de Santana está assustada com o constante aparecimento de escorpiões dentro das casas e, consequentemente, o aumento no número de acidentes envolvendo o animal peçonhento.
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) registrou um aumento no número de atendimentos por causa de picadas de escorpiões. Até o mês passado, foram registrados 574 casos. Em 2022, foram contabilizados 536.
Ao Acorda Cidade, a médica veterinária e sanitarista do HGCA, Fátima Cruz, disse que os acidentes com escorpiões são registrados durante todo o ano, mas, com a chegada do calor, o indíce se eleva.
“Também está ligado ao habitat do animal. Vemos muitas construções, condomínios e a proliferação dos animais. Ele sai dos lugares em que habita e acontecem acidentes por conta disso. No Clériston, de todos os agravos que notificamos, os acidentes com escorpiões sem dúvidas é o que tem maior número. Geralmente é uma sintomatologia local, tratada com um anti-histamínico, antialérgico, com uma dipirona, por exemplo, e o paciente sai bem”, disse a médica.
A melhor forma de prevenir a invasão de animais venenosos, como os escorpiões, é a limpeza de entulhos e quintais.