28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Acolhimento total - 22/12/2023, 15:02 - Acácia Vieira

Enfermeiras criam boneca para acalmar paciente da UTI na Chapada

Equipe trabalha no Hospital Regional da Chapada (HRC)

A bonequinha de pano que usa laço e vestido, foi produzida com gazes, esparadrapo e, claro, muito amor
A bonequinha de pano que usa laço e vestido, foi produzida com gazes, esparadrapo e, claro, muito amor |  Foto: Divulgação/Sesab

Uma equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional da Chapada (HRC), criou uma boneca como forma de acalmar uma paciente de 17 anos, que estava internada há 48 dias no local. O grupo, que está mostrando que os cuidados vão além das medicações, utilizaram os materiais que tinham no ambiente.

A bonequinha de pano que usa laço e vestido, foi produzida com gazes, esparadrapo e, claro, muito amor. A Política Nacional de Humanização (PNH), popularmente conhecida como HumanizaSUS, existe desde 2003 para firmar as práticas de cuidados e atenção entre gestores, trabalhadores e usuários.

“A L.M é uma paciente especial, pessoa com deficiência, que estava internada conosco há mais de 40 dias. Prezando pelo cuidado humanizado e manutenção do estado psicológico e bem-estar da dela, a equipe de enfermagem produziu, manualmente, uma boneca para que a paciente pudesse interagir durante sua permanência. Aqui no HRC prezamos pela humanização do cuidado e acreditamos que a saúde é um estado de bem-estar geral”, contou a enfermeira supervisora da UTI, Alice Gomes.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) elaborou Política Estadual de Humanização (PEH) em 2017. Desde então, vem realizando ações e capacitações em todas as unidades da rede transmitindo a importância do cuidado humanizado e evidenciando os efeitos positivo da abordagem terapêutica que alia cuidados técnicos e carinho.

“É esse carinho que oferecemos a cada atendimento. Aqui, no Hospital Regional da Chapada, cada paciente tem sua individualidade e necessidade respeitada. Contamos com uma equipe multidisciplinar a postos para oferecer, sempre, o melhor atendimento”, explicou o diretor da unidade, Carlos Holtz.

exclamção leia também