
O ministro da Educação, Camilo Santana, se manifestou nesta sexta-feira (21) para esclarecer a polêmica envolvendo um suposto vazamento de questões do Enem 2025. Após vídeos viralizarem nas redes sociais, afirmando que um professor teria antecipado conteúdos da prova, começaram a circular rumores sobre um possível cancelamento do exame.
Santana, porém, garantiu que não há qualquer risco de anulação. “Eu queria aqui tranquilizar a cada um de vocês que fizeram a prova, a cada um de seus familiares, que o Enem não será cancelado”, disse o ministro nas redes sociais.
Segundo o ministro, o Inep identificou três questões potencialmente comprometidas após relatos de similaridade com conteúdos apresentados em uma live e optou por anulá-las de forma preventiva, preservando a isonomia entre os candidatos.
A suspeita de vazamento teria começado na terça-feira (18), quando participantes afirmaram que perguntas da prova aplicada no domingo (16), batiam com explicações dadas por um professor do Ceará. O caso foi encaminhado à Polícia Federal, que investiga possível quebra de sigilo.
Em nota, o Inep reforçou que a PF já foi acionada para apurar responsabilidades e garantir a segurança do processo.
