27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Se ligue! - 07/07/2025, 12:30 - Agência Brasil e Da Redação

Enem dos Concursos: veja quem tem direito à isenção da taxa

Pedido deve ser feito até terça(8) às 23h59; saiba como fazer

Gratuidade depende de critérios específicos e envio de documentação.
Gratuidade depende de critérios específicos e envio de documentação. |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O candidato que está pensando em fazer o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), mais conhecido como o Enem dos Concursos, e precisa de isenção na taxa de inscrição, é bom se apressar: o prazo de solicitação termina às 23h59 da terça-feira (8).

Leia Também:

A inscrição custa R$ 70 tanto pra cargos de nível médio quanto superior, e o valor precisa ser pago até o dia 21 de julho. Mas quem se encaixa em algumas condições pode garantir a gratuidade na hora de se inscrever, pelo sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), que é a banca do certame.

Quem pode pedir a isenção

Para dar entrada no pedido, o candidato precisa acessar o site da FGV com a conta Gov.br e anexar os documentos que comprovem sua situação. De acordo com o edital, têm direito à isenção:

Quem tá com o CadÚnico ativo;

Quem já doou medula óssea pra entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde;

Bolsistas do Prouni;

Estudantes com financiamento estudantil pelo Fies.

Mas atenção: se tentar dar "migué" e enviar documentos falsos, o candidato pode ser eliminado do concurso e ainda responder na Justiça. A solicitação da isenção deverá ser acompanhada de documentação comprobatória. A participação anterior em programas sociais ou a obtenção de isenção em outros concursos não garante gratuidade automática no CPNU 2025.

Documentação exigida

Conforme retificação publicada no edital do dia 3 de julho, os candidatos inscritos no CadÚnico estão dispensados de informar o Número de Identificação Social (NIS) no momento da solicitação. Já os bolsistas do Prouni e os financiados pelo Fies devem selecionar a modalidade correspondente no sistema de inscrição.

Para os doadores de medula óssea, será necessário anexar:

Documento de identidade com foto;

Comprovante da doação contendo a data da coleta, data de emissão, assinatura e nome legível do responsável pela instituição;

Ou certidão/cartão de doador voluntário expedido por entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Os documentos devem ser enviados no formato JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB. Não serão aceitos documentos enviados por e-mail, fax, correio ou entregues presencialmente na sede da FGV ou no dia da prova.

Divulgação dos resultados

O simples envio da solicitação não garante a isenção. Todos os pedidos passarão por análise da FGV, que consultará os dados junto aos órgãos responsáveis, como o CadÚnico, Prouni, Fies e o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O resultado preliminar sai no dia 10 de julho no site do concurso. Se o pedido for negado, dá pra entrar com recurso nos dois dias úteis seguintes. O resultado final dos recursos está previsto para 18 de julho.

exclamção leia também