Entre os dias 17 e 19 de dezembro, Salvador recebe o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, que reúne estudantes, professores e representantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia na Arena Fonte Nova.
Com o tema “As ciências e a sustentabilidade: caminhos para a democracia”, o evento destaca a produção criativa e o protagonismo juvenil nas escolas públicas, com a apresentação de mais de 700 projetos desenvolvidos ao longo do ano.
Leia também:
Conta de luz pode ficar mais barata em 2025
Mergulhador desaparece durante vistoria na Baía de Todos-os-Santos
Karaokê solidário arrecada alimentos em Salvador
A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, celebrou a dimensão do encontro e o impacto da iniciativa.
“Estamos na Fonte Nova. Não é Bahia nem Vitória, mas é um golaço da Educação, trazendo estudantes da Bahia inteira, de todos os territórios. São cinco mil estudantes aproximadamente para viver uma grande imersão de projetos artísticos e culturais. É uma grande efervescência da juventude, mostrando o que a educação pública da Bahia, os estudantes e professores da rede estadual produziram em 2024”, disse.
O encontro também destaca os 50 projetos selecionados do Programa Educa Mais Bahia, que envolve oficinas educativas em áreas como artes, esportes, música e tecnologias. A abertura oficial do evento acontece às 15h; toda a programação é aberta ao público.
A secretária ressaltou ainda o papel da gestão estadual e o compromisso com a educação. “Isso é fruto de um trabalho de engajamento e de uma determinação do nosso governador. É muito importante ter um governador que nos orienta, nos dirige, que é professor, que tem compromisso com a educação.”
Programação recheada
Ao convidar o público a participar da “festa”, que encerra o ano letivo da rede estadual, Rowenna Brito destacou a programação diversa do evento.
“Convido a todos para vir aqui, assistir às apresentações dos nossos estudantes. Tem dança, arte, produção audiovisual, poesia, teatro, e o festival de música que encerra o nosso evento no dia 19. Estamos olhando para os talentos da rede estadual, mostrando como a educação da Bahia é potente”, concluiu.
Além dos projetos, o evento conta com palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas, proporcionando um espaço de celebração e troca de experiências entre estudantes e educadores.