29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Pelo certo! - 06/12/2023, 22:35 - Da Redação

Emenda inclui cordeiros e catadores no conselho do carnaval

Essa iniciativa visa dar voz a segmentos historicamente invisibilizados pelo preconceito e ausência de políticas públicas

Registro de cordeiros se reunidos no QG
Registro de cordeiros se reunidos no QG |  Foto: Divulgação

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) celebrou a aprovação de uma emenda à Lei Orgânica do Município, que garante a presença de catadores de materiais recicláveis e cordeiros no Conselho Municipal do Carnaval. Essa iniciativa visa dar voz a segmentos historicamente invisibilizados pelo preconceito e ausência de políticas públicas, permitindo que participem ativamente do planejamento e gestão das festividades carnavalescas.

A emenda, proposta por Vasconcelos e acatada pelo plenário, acrescenta representantes das associações de cordeiros e de catadores no Artigo 261 da Lei Orgânica do Município de Salvador. Esse movimento busca cumprir a determinação de uma gestão democrática do Carnaval, garantindo a representatividade de todos os envolvidos nos processos administrativos e financeiros das festas populares.

PL é de autoria do vereador
PL é de autoria do vereador | Foto: Divulgação

No desenvolvimento da emenda, Augusto argumentou ainda que os catadores desempenham um papel essencial durante o Carnaval, recolhendo toneladas de resíduos recicláveis, contribuindo para a limpeza das ruas e promovendo a sustentabilidade ambiental. Destacando, inclusive, que muitos dependem desse trabalho como fonte de renda.

Por outro lado, os cordeiros já estiveram na Ouvidoria da Câmara em audiência pública reclamando da baixa remuneração e da falta de condições de trabalho. Vasconcelos enfatiza a importância de reconhecer o árduo trabalho desses profissionais, proporcionando-lhes representação no Conselho do Carnaval. A medida agora será promulgada pela mesa diretora da Casa Legislativa e fará parte da lei orgânica do município.

exclamção leia também