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“Embasa Facilita” - 01/12/2023, 06:20 - Maria Laura S. de Souza

Embasa lança campanha para ajudar os clientes na quitação de dívidas

As condições ficam disponíveis até dia 31 de dezembro, por meio do site atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br ou aplicativo Embasa

“Embasa Facilita” fica disponivel até dia 31 de dezembro
“Embasa Facilita” fica disponivel até dia 31 de dezembro |  Foto: Joá Souza | Ag. A Tarde

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou a campanha “Embasa Facilita”, que ajuda clientes com contas em aberto a negociar suas dívidas. As condições ficam disponíveis até dia 31 de dezembro, por meio do site atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br ou aplicativo Embasa no celular, pelo 0800 0555195 e nos pontos de atendimento presencial, incluindo a rede SAC.

A Embasa Facilita funciona com uma simulação do pagamento da dívida, onde é possível escolher a forma de pagamento como parcelado na fatura mensal da conta de água/esgoto, ou no cartão de crédito. “A simulação garante que cada usuário saiba quais são as facilidades oferecidas pela Embasa e organize, de acordo com sua conveniência e capacidade de pagamento, a melhor forma de quitar seu débito”, explica a gerente comercial da Embasa, Thalita Vieira.

Em Salvador, a ação vai ser facilitada para os moradores da Cidade Baixa, que vão poder negociar suas contas na próxima edição do Balanço Geral nos Bairros, que acontecerá neste sábado, no Largo de Roma, de 10h a 15h. No estande da Embasa, atendentes da empresa também estarão a postos para resolver pendências, receber solicitações de serviços e tirar dúvidas dos clientes. Os demais pontos de atendimento em toda Bahia podem ser consultados no site https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br/postos-de-atendimento.

No atendimento presencial, o indivíduo deve levar o RG, CPF, conta da Embasa ou número de matrícula, escritura ou documento que comprove o vínculo com o imóvel (como carnê do IPTU, conta da Coelba, etc). Thalita reforça que o solicitante do parcelamento deverá, obrigatoriamente, ser o titular da matrícula. “A atualização cadastral corresponde a alteração de titularidade, ou seja, mudança do titular da conta. O cliente Embasa precisa ter a matrícula vinculada ao seu CPF para conseguir obter os benefícios e realizar o parcelamento”, explica.

Para atualizar o cadastro de forma online, o cliente precisa acessar o atendimento virtual, fazer o login, no menu principal clicar em 'Conta' e no submenu clicar em 'Alterar titularidade'. Caso não seja cadastrado, será necessário que ele realize o cadastro na plataforma.

De acordo com Thalita, até o mês de outubro deste ano foi registrada evasão de 10,59% em toda Bahia, que representa 446.437 ligações no estado. Ela destaca que “as penalidades por inadimplência são: negativação, protesto, suspensão do abastecimento e processo judicial”. Além disso, é aplicada multa e juros ao valor do débito.

A Campanha Embasa Facilita não é realizada todo ano, por isso é importante a população aproveitar a oportunidade de regularização e negociar o débito com os benefícios que estão sendo concedidos. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em setembro deste ano o endividamento (geral) das famílias chegou a 77,4% no Brasil, número que representou aumento de famílias de baixa renda endividadas.

Para Thalita, o principal objetivo desta campanha é viabilizar aos clientes o pagamento das suas contas flexibilizando o parcelamento e oferecendo isenção na tarifa de religação. “A campanha visa contribuir para reduzir o endividamento das famíliasbaianas e facilitar o retorno dessas pessoas ao mercado de crédito”, conclui.

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