Um dos principais pontos turísticos de Salvador, o Elevador Lacerda passará por uma reforma milionária em breve. De acordo com o contrato fechado pela prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), serão revitalizadas as quatro cabines que compõem o equipamento, uma intervenção orçada em mais de R$ 4,3 milhões.
A empresa contratada para executar o serviço foi a "Elevadores Otis LTDA" por meio de inexigibilidade de licitação. Estão incluídos ainda o fornecimento de materiais conforme especificações no Projeto Básico. As informações são do Bahia Notícias.
A ação faz parte do projeto de requalificação e modernização do sistema de transporte vertical usado para ligar a parte alta e baixa da cidade, precisamente a Praça Thomé de Souza, na entrada do Pelourinho, ao bairro do Comércio. Ainda não há informações sobre o início das obras ou prazo de conclusão.
O Elevador Lacerda tem 72 metros de altura e conta com duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa.
O modal chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia ao custo de R$ 0,15 por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração. Desde 2006, é patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).