25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Educação - 16/10/2024, 06:00 - Amanda Souza

Edital amplia alcance do projeto Oxe, Me Respeite nas Escolas

O projeto já está em curso em 86 escolas estaduais

Projeto inclui a realização de rodas de conversa e reuniões com pais e mães
Projeto inclui a realização de rodas de conversa e reuniões com pais e mães |  Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Com um investimento de R$ 4 milhões, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), lançou o edital de chamamento público 'Oxe, Me Respeite nas Escolas'. A iniciativa visa firmar parcerias com 13 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para executar o projeto que busca prevenir a violência de gênero e promover ações educativas em 380 unidades escolares.

As atividades serão realizadas tanto em áreas urbanas quanto rurais, abrangendo 12 Territórios de Identidade do Estado da Bahia e Salvador.

O projeto, que integra a estratégia do programa "Mulher Viver Sem Violência", já está em curso em 86 escolas estaduais. Com o novo edital, o projeto estará ampliando o debate sobre gênero, diversidade e direitos das mulheres em todo o estado.

Camilla Batista, superintendente de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres da SPM, destacou a importância do edital para o avanço das políticas públicas de combate à violência nas escolas.

“O nosso objetivo é garantir que o ambiente escolar seja um espaço de aprendizado sobre a prevenção à violência contra meninas e mulheres, e também que esses estudantes se tornem multiplicadores da paz, contribuindo para a transformação social”, disse.

O projeto inclui a realização de rodas de conversa e reuniões com pais e mães, envolvendo toda a comunidade escolar no debate sobre violência de gênero e direitos das mulheres. Além da integração da rede local de apoio às mulheres, como delegacias especializadas, centros de referência e outras instituições.

Quem pode participar

Podem participar do edital entidades privadas sem fins lucrativos (OSCs) e sociedades cooperativas, que têm desenvolvido programas de combate à pobreza e geração de trabalho e renda, além de iniciativas voltadas ao fomento da educação, capacitação e prevenção à violência.

“Nosso objetivo é ampliar a execução de uma política pública desenvolvida pelo governo do estado em parceria com órgãos públicos para a parceria com as entidades não governamentais, assim a gente consegue atender mais territórios”, disse Camilla. Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 11 de novembro. O edital completo está no site da SPM.

exclamção leia também