
Quem passou por uma agência do Banco do Brasil em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta terça-feira (20), teve uma surpresa. Uma oferenda foi encontrada dentro de um terminal de autoatendimento, chamando a atenção de clientes e funcionários logo cedo.
O material reunia elementos tradicionalmente usados em rituais de religiões de matriz africana, práticas marcadas por forte simbolismo. Em geral, esse tipo de oferenda está ligada a pedidos, agradecimentos ou atos de devoção, especialmente quando o assunto é prosperidade e abundância.
Quem arriou, rapaz?
Apesar do clima místico, não há confirmação de que a ação tenha sido feita por praticantes dessas religiões. Isso porque, segundo a própria tradição, oferendas desse tipo costumam ser realizadas em locais específicos, como encruzilhadas, praias, matas ou terreiros. Não é muito frequente rolar em agências bancárias ou caixas eletrônicos.
Leia Também:
Depois que o caso ganhou repercussão, funcionários do banco fizeram a retirada do material. De acordo com as informações apuradas, a situação não causou danos ao patrimônio da instituição nem comprometeu o funcionamento do terminal. Ficou apenas o episódio inusitado, que misturou fé, curiosidade e um toque de entretenimento no meio da rotina bancária.
