
O médium e filantropo Divaldo Franco completa 98 anos nesta segunda-feira (5), em Salvador. Um dos maiores nomes do espiritismo no Brasil e no mundo, Divaldo está com o estado de saúde considerado delicado, e permanece sob cuidados médicos em sua residência, na Mansão do Caminho, no bairro de Pau da Lima.
Leia Também:
De acordo com a última nota divulgada pela Mansão do Caminho, o médium está lúcido, mas enfrenta dificuldades para manter a hidratação e a alimentação adequadas. Por isso, foi submetido recentemente à instalação de um dispositivo de gastrostomia — técnica que permite a oferta de nutrientes e líquidos diretamente ao estômago.
Divaldo finalizou no início deste ano o tratamento contra um câncer de bexiga e apresentou remissão da doença. Ele recebeu alta médica no dia 12 de fevereiro, mas, desde então, passou a lidar com fragilidades relacionadas à idade avançada.
História
Nascido em 1926, em Feira de Santana (BA), Divaldo teve suas primeiras experiências mediúnicas aos quatro anos e, ao longo de mais de sete décadas, se destacou como orador espírita.
Realizou mais de 20 mil conferências em 71 países, publicou mais de 250 livros e dedicou sua vida a causas sociais por meio da Mansão do Caminho, que realiza cerca de 5 mil atendimentos por dia, entre atividades educacionais, de saúde e assistência social.