
Você já ouviu falar do Orcam MyEye? Ele é um dispositivo que se conecta à armação de qualquer tipo de óculos e, através da função de converter textos em áudio, sem a necessidade de uma conexão com a internet, proporciona mais independência para pessoas com deficiência visual.
Leia Também:
A implementação de recursos de tecnologia assistiva representa um avanço significativo nas práticas pedagógicas, reforçando o compromisso que esta Secretaria tem com a educação, a acessibilidade, e a inclusão de todos
Alexandre Fontoura, coordenador da educação especial na perspectiva inclusiva da SEC
De acordo com o coordenador da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), Alexandre Fontoura, os óculos Orcam MyEye têm sido usados na Bahia desde 2023 e já beneficiaram 851 estudantes. Ainda segundo Alexandre, podem receber o dispositivo de tecnologia assistiva estudantes cegos ou com baixa visão e ouvintes, regularmente matriculados em unidade escolar da rede pública estadual de ensino.
Alexandre também destacou quanto o estado investiu na aquisição desses óculos. "A aquisição dos 1.398 dispositivos se deu no ano de 2023, com um investimento de R$ 24.221.160,84. Não dispomos de investimento anual, tendo em vista que a aquisição foi feita em 2023".

Importância do dispositivo
O coordenador ressaltou a importância de disponibilizar esses óculos para os estudantes. "A implementação de recursos de tecnologia assistiva representa um avanço significativo nas práticas pedagógicas, reforçando o compromisso que a Secretaria tem com a educação, a acessibilidade e a inclusão de todos".
"Ao investir em políticas e ações que favorecem a eliminação de barreiras pedagógicas durante o processo de ensino aprendizagem, reafirmamos nosso papel na construção de espaços mais inclusivos, humanizados e alinhados com as melhores práticas atuais de educação, consolidando a política de inclusão que o estado da Bahia vem desenvolvendo na perspectiva de garantir os direitos à educação de todos", concluiu.
Estudantes beneficiados
Ninguém melhor para falar dos óculos Orcam MyEye do que quem faz uso deles diariamente, como é o caso da estudante do terceiro ano do ensino médio, Evelyn Vitória, de 19 anos. A jovem relatou quais benefícios ela adquiriu por meio do dispositivo. "Eu passei a ir no mercado sozinha, ver os preços, escolher as frutas, além dos estudos. Ano que vem, eu vou para a faculdade, o óculos vai comigo, vai me ajudar bastante".

Quem também contou que ganhou mais independência foi o estudante do terceiro ano do ensino médio e do Programa Universidade Para Todos, Edson Barreto, de 42 anos. Edson relatou que consegue fazer as leituras que a professora passa e tem mais noção da movimentação dentro de casa. Assim como Evelyn, o foco dele é nos estudos. "Para mim vai ser muito bom. Vou fazer faculdade de música, para ler as notas musicais vai ser maravilhoso", disse.

Tanto Evelyn como Edson são atendidos pelo Centro de Apoio Pedagógico Especializado Katia Maria Paim da Cruz, que fica localizado na Rua da Jaqueira, no bairro da Saúde, em Salvador.
O diretor River Carvalho relatou que o Centro "é uma instituição formadora de profissionais em atendimento educacional especializado, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira, e temos também uma gráfica que produz material adaptado e produção em braile".

Além disso, o diretor explicou como funcionam os atendimentos. "Eles frequentam a escola regular em um turno e no contraturno são atendidos aqui no Apoio Pedagógico, Ensino do Sistema Braille, Informática Acessível, Orientação e Mobilidade, Escrita Cursiva, entre outros. Estes Atendimentos ampliam a perspectiva do aprendizado e promovem o desenvolvimento cognitivo e outras competências na perspectiva da emancipação destes jovens, sucesso na vida estudantil e consequente inclusão na sociedade. Nós atuamos como Educação Complementar no processo educacional destes alunos", declarou.