28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

festas de natal 2023 - 30/11/2023, 11:52 - Bruno Dias de João Grassi

Diretora detalha tudo que vai rolar no Folia de Papai Noel deste ano

Eliana Pedroso detalhou que a programação da festividade será dividida em diversos setores

Eliana Pedroso esteve presente no evento de anúncio da programação de Natal deste ano
Eliana Pedroso esteve presente no evento de anúncio da programação de Natal deste ano |  Foto: João Grassi / Portal Massa!

No evento em que foi apresentada a programação de Natal, organizado pela Prefeitura de Salvador, e ocorrido na Faculdade de Medicina da Bahia, nesta quinta (30), a diretora da festividade, Eliana Pedroso, contou detalhes da programação arquitetada para as festas, que será dividida em diversas alas.

"Então, nessa folia de Papai Noel, a gente começa convocando 750 pessoas de diferentes segmentos culturais da nossa cidade. A gente começa, prefeito, com uma ala muito lúdica, que trará pernas de pau, personagens, palhaços, o nosso querido maestro Fred Dantas, que não podia faltar, e ainda a gente passa para o primeiro carro alegórico", iniciou ela, explicando uma das diferentes partes do espetáculo.

"Depois desse carro alegórico a gente passa, então, para a ala da cultura popular. E aí a gente começa com as nossas, aquelas que são o nosso símbolo maior, as baianas, elas vão estar representadas por 50 pessoas, 50 baianas, que se somam ao grupo de capoeiristas, que também foram ensaiados, e que se somam ao grupo de samba, não podia faltar o nosso samba, afinal ele nasceu na Bahia. E a corte de negajô, representando também nossa cultura afro, a beleza do gestual. E, por fim, neste setor, os caboclos de tabarica, numa homenagem ao Vicentenário da Independência", continuou ela, detalhando o setor voltar a cultura baiana.

Eliana ainda explica sobre o terceiro setor que estará presente na celebração do natal, com foco na dança, envolvendo valsa, ballet folclórico e até mesmo quadrilhas de São João no meio da programação.

"Aí a gente tem outro carro alegórico, e aí a gente tem o terceiro setor, que eu chamo o setor da dança, mostrando a diversidade da nossa dança, tem vários estilos. Então, a gente começa com o Internacional Ballet Folclórico da Bahia, aplaudido pelo mundo todo, que se junta ao street dance, o street dance que colore as nossas ruas, traz alegria, que se junta a 20 bailarinos de diferentes vertentes da dança, da dança flamenga, a dança do ventre, a dança cigana, a dança contemporânea, a valsa, os casais de valsa. E daí a gente termina com as nossas quadrilhas de São João. Claro, duas quadrilhas, a Asa Branca e a Imperatriz", detalhou.

Por fim, a diretora revelou a novidade de ter um carro do papai Noel negro presente no evento, além de soltar as caracterias do último bloco, focado na arte das ruas.

"Daí lá vem o nosso carro, esse eu vou contar, é o carro do nosso Papai Noel. E o nosso Papai Noel negro, porque nós somos 82% população negra. E no final, no último setor, a gente traz a alegria das ruas. Então nós temos os artistas da noite, nós temos os carrinhos de cafezinho, genuinamente solteropolitanos. Nós temos os garistas, dançarinos, eles dançam enquanto trabalham. Nós temos os ciclistas e nós temos os nossos 80 percussionistas, que não poderiam faltar. Tudo isso unido com um gestual muito simbólico", finalizou ela.

exclamção leia também