26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Oxe, enganando o povo - 21/11/2023, 06:58 - Da Redação

Diesel inadequado para o consumo automotivo é identificado na Bahia

Casos ocorreram em postos localizados em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Mata de São João

Os estabelecimentos responsáveis pela venda serão penalizados
Os estabelecimentos responsáveis pela venda serão penalizados |  Foto: Ilustrativa | Sefaz

Quatro amostras de diesel que estavam sendo vendidas fora das normas de qualidade exigidas e eram, portanto, inadequadas para o consumo automotivo foram identificadas pela equipe da operação Posto Legal do Governo do Estado.

Segundo informações do governo, a análise técnica laboratorial apontou a irregularidade em amostras colhidas em postos nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Mata de São João. Os estabelecimentos responsáveis pela venda serão penalizados com autos de infração.

“Uma das irregularidades identificadas foi a venda do diesel com baixo teor de biodiesel, que é caracterizada como prática de concorrência desleal, já que os postos que atuam de forma regular vendem o mesmo produto com as especificidades corretas. A outra irregularidade foi o baixo ponto de fulgor, que é uma característica de segurança operacional. O diesel é pouco inflamável, diferente da gasolina. Mas, quando está com o ponto de fulgor baixo, significa que ele tem uma inflamabilidade maior do que deveria”, explica o chefe adjunto do Escritório da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Vanjoaldo Lopes.

O diretor de Fiscalização do Procon Bahia, Iratan Vilas Boas, explica que o estabelecimento onde a operação constatar algum tipo de irregularidade responderá de acordo com a infração cometida. “Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas”.

Operação

A Posto Legal tem por objetivo aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis fornecidos ao consumidor baiano. Além da ANP, a força-tarefa envolve a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Instituto Baiano de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Ibametro), a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), representada pelas polícias Técnica, Civil e Militar (por meio da Companhia Independente de Polícia Fazendária – Cipfaz), e ainda a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

exclamção leia também