O Dia Nacional da Fotografia é comemorado nesta terça (8). A data marca o dia em que o daguerreótipo, primeiro modelo de câmera fotográfica, inventado pelo francês Louis Jacques Mandé Daguérre, chegou ao Brasil, em 1840.
Leia mais:
Museus em Salvador terão programação especial neste mês; confira
É a Bahia, bê! Estado tem leque de locais 'no precinho' para curtir o verão
Muito além de apenas apertar o botão de disparo, a fotografia é uma forma de expressão que colabora para registrar culturas, preservar memórias e contar histórias.
Pensando nisso, o Portal MASSA! separou cinco nomes baianos que fizeram história na arte fotográfica e construíram imagens que representam a Bahia e o Brasil.
Evandro Teixeira
Falecido em 4 de novembro de 2024, Evandro Teixeira saiu de Irajuba, povoado a 307 quilômetros de Salvador em 1935, para fotografar o Brasil. Ele esteve em momentos marcantes da história brasileira, como a ditadura militar, e se tornou um dos grandes nomes do fotojornalismo do país.
Lázaro Roberto
Nascido em Salvador, em 1958, Lázaro Roberto testemunhou o crescimento do MNU (Movimento Negro Unificado) nos anos 70 e fundou, em parceira com Ademar Marques e Raimundo Monteiro, o coletivo de fotógrafos negros Zumvi. Hoje em dia, o acervo analógico conta com mais de 30 mil imagens compostas por diversas temáticas do universo e da cultura afro-brasileira.
Lita Cerqueira
Primeira fotógrafa profissional negra do Brasil, Lita Cerqueira nasceu em Salvador em 1952. Com quase 50 anos de carreira, a soteropolitana clicou mais de 50 mil imagens que retratam a cultura e a vida do povo negro no Brasil. Suas fotos registram desde festas populares até grandes personalidades, como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Milton Nascimento.
Thereza Eugenia
Thereza Eugenia nasceu em Serrinha, no interior da Bahia em 1941, mas vive no Rio de Janeiro desde 1964, onde passou, primeira, a fotografar nomes icônicos da cena musical da época como fã. Depois, se tornou uma das grandes retratistas da MPB, capturando cliques de figuras como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
Roberto Faria
Dentista formado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Roberto Faria se descobriu fotógrafo no início de 2000. Suas fotos ganharam mundo nas publicações de A TARDE, Revista National Geographic, Caminhos da Terra, Náutica e Mar & Mar. Fundou, em outubro de 2014, a Escola Baiana de Fotografia, na qual é diretor e professor de cursos de fotografia para iniciantes.