O Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, ganhou uma celebração especial no Salvador Norte Shopping. Cerca de 400 jovens participaram do evento "Conexão Juventudes", promovido pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) para discutir e celebrar a diversidade e a inclusão na cidade.
Com o tema "DiverCidade - Revisitar a Comunidade, Ocupar a Cidade", a edição deste ano promoveu um importante debate cultural e social. Os jovens, atendidos pelos Institutos JCPM do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, apresentaram o resultado de oficinas artísticas realizadas nos últimos meses, como documentários sobre a história dos bairros Pernambués, Boca do Rio, São Cristóvão e Cassange, além de performances teatrais, dança e slam de poesia.
O jovem estudante Thiago Virgílio participou do curso de Libras e comentou sobre a importância da representatividade que o projeto traz: "Esse evento é crucial por abordar temas como diversidade e inclusão, especialmente focando na periferia. Oferecer eventos gratuitos dessa magnitude para os jovens tem um impacto significativo. No meu caso, o curso de Libras mudou minha perspectiva enquanto comunicador e estudante de jornalismo, pois agora compreendo a importância de me comunicar com todos os públicos, incluindo as pessoas surdas e mudas, que muitas vezes são ignoradas. A real importância desse evento está na inclusão dessas pessoas nas comunidades."
Um painel de discussão, mediado pela influenciadora Beatriz Santana, contou com a participação da jornalista Naiara Oliveira, do historiador Paulo Vendaval e da influenciadora Amanda Soares. Juntos, eles debateram os principais desafios enfrentados pelos jovens em Salvador.
“Nossa juventude da periferia tem muito talento, energia e história para contar. Esse evento é para poder mostrar que a juventude tem valor. A gente faz isso com eles, por eles e para eles, para mostrar que eles têm a opção de escolha e a opção de construir a história deles”, afirmou Naiana Laborda, coordenadora de gestão e articulação social do IJCPM. "Na construção desse evento, nós fizemos projetos em trilhas de formação para que eles construíssem esse evento no resultado dos seus trabalhos, através de grupos de grafite, fotografia, poesia, diversas linguagens artísticas, além de Libras e documentários”, concluiu.
Sobre o IJCPM
O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social é a vertente social do Grupo JCPM, que atua em diversas cidades do Nordeste, oferecendo cursos gratuitos de capacitação profissional e formação para a cidadania a jovens de comunidades do entorno de seus empreendimentos.