Não é novidade que diariamente pessoas negras passam por preconceito, seja pela cor da pele ou pela religião que professa. Infelizmente o racismo não é algo novo. Podemos citar inúmeros casos que aconteceram ao longo de toda história da humanidade. Como o caso dos 69 jovens mortos em 21 de março de 1960, pelo Exército Sul-africano, enquanto participavam de uma manifestação.
Cerca de 20 mil jovens protestavam pacificamente contra a Lei a do Passe, que limitava os lugares que os negros poderiam circular, mas infelizmente a situação não terminou bem. Tropas da África do Sul partiram pra cima dos manifestantes e deixaram 69 mortos e 186 feridos, marcando esse dia como o Massacre de Shaperville.
Em memória a esses jovens, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial.
Outros povos que também não podem ser esquecidos são os Originários. A população indígena é dizimada desde a chegada dos portugueses ao Brasil, porém segue lutando, resistindo e fazendo um papel importante de proteção à natureza brasileira.
Vale lembrar que aqui no Brasil o racismo e a injúria racial são práticas consideradas criminosas, inafiançáveis e imprescritíveis, sujeitas à pena de reclusão.
Além disso, hoje também é celebrado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Cultura muito importante para o Brasil, e em especial para Salvador, cidade mais negra fora do continente africano.