28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Respeito - 21/03/2024, 13:19 - Rebeca Nascimento

Dia da Eliminação da Discriminação Racial; entenda como surgiu a data

Data foi instituída pela Organização das Nações Unidas

Vale lembrar que aqui no Brasil o racismo e injúria racial são práticas consideradas criminosas
Vale lembrar que aqui no Brasil o racismo e injúria racial são práticas consideradas criminosas |  Foto: Lucas Rosário - Secult Bahia/ Montagem Portal MASSA!

Não é novidade que diariamente pessoas negras passam por preconceito, seja pela cor da pele ou pela religião que professa. Infelizmente o racismo não é algo novo. Podemos citar inúmeros casos que aconteceram ao longo de toda história da humanidade. Como o caso dos 69 jovens mortos em 21 de março de 1960, pelo Exército Sul-africano, enquanto participavam de uma manifestação.

Imagem ilustrativa da imagem Dia da Eliminação da Discriminação Racial; entenda como surgiu a data
Foto: Lucas Rosário/Secult Bahia

Cerca de 20 mil jovens protestavam pacificamente contra a Lei a do Passe, que limitava os lugares que os negros poderiam circular, mas infelizmente a situação não terminou bem. Tropas da África do Sul partiram pra cima dos manifestantes e deixaram 69 mortos e 186 feridos, marcando esse dia como o Massacre de Shaperville.

Em memória a esses jovens, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial.

Outros povos que também não podem ser esquecidos são os Originários. A população indígena é dizimada desde a chegada dos portugueses ao Brasil, porém segue lutando, resistindo e fazendo um papel importante de proteção à natureza brasileira.

Imagem ilustrativa da imagem Dia da Eliminação da Discriminação Racial; entenda como surgiu a data
Foto: Lucas Rosário/Secult Bahia

Vale lembrar que aqui no Brasil o racismo e a injúria racial são práticas consideradas criminosas, inafiançáveis e imprescritíveis, sujeitas à pena de reclusão.

Além disso, hoje também é celebrado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Cultura muito importante para o Brasil, e em especial para Salvador, cidade mais negra fora do continente africano.

Imagem ilustrativa da imagem Dia da Eliminação da Discriminação Racial; entenda como surgiu a data
Foto: Fafá Araújo - Secult

exclamção leia também