
Se há um tempo a maioria dos estúdios de tatuagens era comandada por homens, podemos dizer que estamos vivendo uma era de transformação desse cenário e Gabriela Groguett e Reica Bittencourt podem provar isso. Elas são algumas das inúmeras mulheres que atualmente têm feito parte desse segmento.
Na sexta-feira (26), o bate-papo no Viva o Verão Paralela, no shopping Paralela, foi justamente esse: discutir o crescimento do público feminino à frente desses espaços.
As Deusas da Tinta participaram de uma roda de conversa no centro comercial e dividiram com o público a experiência de mergulhar no mundo dos 'riscos' na pele. "Apesar de ser bem tradicional, a tatuagem está mudando o cenário cada vez mais. Hoje, a gente tem muito mais profissionais mulheres dentro desse meio. Temos um mercado aí que está fervendo seja para quem quer entrar ou pra quem já está inserido", pontuou a tatuadora Gabriela Groguett, uma das palestrantes do evento.
Rêka Bittencourt, que também é da área, avaliou positivamente o atual mercado e a redução do preconceito. "Na verdade, graças a Deus, já desmistificou bastante a coisa do preconceito. Então, muita gente começou a se tatuar e procurar mulheres tatuadoras. Acho que uma coisa fomentou a outra. Nós temos mais mulheres tatuando, e aí mulheres resolvem fazer tatoo com outra mulher", opinou.
Mulherada voando alto
Mesmo sabendo que ainda há muita caminhada pela frente, Réka reconhece o avanço feminino no universo das tattoos. "Realmente cresceu muito. Hoje, 45% dos profissionais de tatuagem são mulheres. É muito legal perceber a presença de mulheres em todos os ramos. E na tatuagem não seria diferente", disse.
Segundo o Sebrae, nos últimos quatro anos, esse segmento cresceu 35%. "Depois da pandemia, a gente percebeu uma mudança no cenário do consumo e da oferta", revelou Gabriela.
