
O Detran da Bahia já ligou o modo férias. Só que, no caso do órgão, férias significam mais servidores presentes nas vias das cidades e estradas baianas, sobretudo naquelas que recebem grande fluxo de visitantes no período de alta estação. Tudo para aumentar a segurança viária de baianos e turistas.
Leia Também:
A Operação Verão do órgão, inclusive, já saiu da capital e visitou as cidades de Porto Seguro e Eunápolis, entre 13 e 14 de dezembro. Porto Seguro, município do extremo sul da Bahia, é um dos principais destinos turísticos da temporada, atraindo visitantes de todo o país. Apesar de contar com um terminal aeroviário, muitos turistas preferem chegar de automóvel às praias paradisíacas da região, o que também sobrecarrega o trânsito na entrada e saída da vizinha Eunápolis.
“Essa é uma intervenção relevante e fundamental do governo da Bahia que se estende por diversas regiões, reforçando as ações de segurança pública”, explica o diretor-geral do Detran-BA, Max Passos. “O Detran-BA atua onde o fluxo de visitantes e veículos aumenta consideravelmente, visando reduzir os sinistros de trânsito, também nas regiões mais procuradas do verão baiano. Na grande maioria das vezes, essas ocorrências são evitáveis, dependentes de atitudes responsáveis do condutor e também da atenção do pedestre.”
Ele acrescenta que o trabalho busca ampliar a conscientização da população, com ações de educação para o trânsito, além de fiscalizar. “Cidadãos atentos constroem juntos um trânsito seguro e mais humanizado, em qualquer estação”, destaca. “No período de férias ou em meio a festividades, não pode haver espaço para a negligência no trânsito. E o Detran-BA está lá, em cada ponto que pudermos chegar, em parceria com a PM/BA, para lembrar a sociedade e preservar vidas.”
Responsável pela execução da Operação Verão 2025, o coordenador-executivo de trânsito do Detran, coronel PM Orlando Rodrigues Pereira Filho, afirma que o foco principal do trabalho é a educação sobre os perigos do trânsito e a melhor forma de evitá-los. “Temos uma expectativa muito grande de que a operação sirva para aumentar a conscientização das pessoas com relação às suas condutas, tanto condutores e quanto pedestres, para que a gente possa ter uma redução de sinistros de trânsito”, afirma.
“Tanto em Porto Seguro quanto em Eunápolis, verificamos que a operação surtiu um efeito muito positivo em redução das infrações de trânsito”, acrescenta. “Percebemos uma redução importante de condutas inapropriadas.”
Rodrigues também garante que nenhum motorista ou pedestre se sentiu incomodado com as abordagens, e que o público-alvo da ação recebeu as blitzes de forma positiva, principalmente em relação às ações educativas. “A parte de educação também foi bastante proveitosa”, afirma. “Pegamos o testemunho de muitas pessoas que estavam lá, elogiando a questão das orientações que foram ministradas, que foram dadas aos condutores, aos pedestres, tanto nas abordagens que fazíamos com os motoristas, como também nos bares que visitamos.”
Reforço
Rodrigues destaca que, apesar de reforçar o time nas cidades turísticas, o Detran vai continuar presente e atuante nos demais municípios do estado, traduzindo em ações a missão do órgão, que é a de preservar vidas. “Continuamo trabalhando nas outras cidades, aquelas que não recebem aumento significativo de turistas”, lembra. “Vamos seguir fazendo o que fazemos normalmente, com a diferença de ampliar (o quadro de pessoal e o número de operações) para as cidades em que nós percebemos um aumento de demanda.”

Desta forma, defende o coronel, a Operação Verão alcançará todo o estado, só que com foco maior nas cidades que têm mais incremento de pessoas nas festas de fim de ano e nos eventos de verão – sendo o principal deles o Carnaval. Ele cita que as cidades que terão maior atenção serão as localizadas na Chapada Diamantina e no litoral.
Iniciada em 28 de janeiro, a operação tem ações planejadas até 31 de janeiro. Em Salvador e nas cidades da Região Metropolitana, o cronograma prevê a realização de uma blitz às quartas-feiras, duas às quintas, três às sextas, quatro aos sábados (duas no período diurno) e três no domingo (uma diurna).
Cada operação em Salvador e na Região Metropolitana terá a participação de 12 integrantes, entre agentes do Detran e policiais militares. Nas cidades do interior, o efetivo empregado será de 10 integrantes por operação. Nenhuma blitz terá caráter itinerante. No entanto, duas blitzes podem ocorrer simultaneamente em diferentes locais de um mesmo município. Durante as ações educativas, são distribuídos materiais como ventarola, folders e adesivos com dicas e mensagens para um comportamento seguro no Trânsito.
Resultados
O coronel espera um resultado positivo da Operação, traduzido em redução no número de acidentes com e sem vítimas. “O Detran, capitaneado por seu gestor maior, Max Passos, seguindo a diretriz do governador Jerônimo Rodrigues, busca, por meio da Operação Verão, reduzir a quantidade de sinistros, preservando vidas”, afirma. Para alcançar esse objetivo, além das blitzes tradicionais, há a aposta no trabalho de educação no trânsito.
O militar aponta que a principal causa de acidentes de trânsito é a imprudência de motoristas. “Nós percebemos que condutores, mesmo os habilitados há algum tempo, muitas vezes fazem a prática de condutas que levam ao sinistro, ultrapassam em lugares proibidos, dirigem utilizando o celular, fazem ingestão de bebidas alcoólicas e vão conduzir”, testemunha. “Essas são práticas adotadas não por falta de conhecimento, mas por imprudência e negligência, o que faz com que os índices de sinistro de trânsito sejam elevados no nosso país.”
De acordo com ele, o comportamento de risco aumenta nesta época de festas de fim de ano e nas férias. “Percebemos que há um aumento no número de casos de sinistro de trânsito no período de festas justamente por causa das condutas irregulares, muito ligadas à ingestão de bebida alcoólica”, aponta o coronel. “Ficamos preocupados porque há uma possibilidade grande de aumento dos sinistros, apesar de todos os órgãos públicos voltados ao trânsito, como a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária, o Detran, se voltarem de forma maciça para coibir as práticas de negligência e imprudência.”
“Cremos fortemente que a educação é a principal arma que nós temos para reduzir os sinistros de trânsito”, afirma. “A conscientização dos nossos condutores é fundamental para que possamos ter um aumento na qualidade do trânsito do nosso estado, do nosso país. As operações de trânsito e fiscalização podem até aparentar ser algo antipático, mas são extremamente necessárias para o bem da vida. Estamos aqui para termos um trânsito mais seguro.”
BOX
Dicas de segurança para quem vai viajar
1ª) Nunca dirija após consumir álcool;
2ª) Use sempre o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;
3ª) Respeite os limites de velocidade;
4ª) Motociclistas devem utilizar capacete adequado e afivelado, além de equipamentos de proteção;
5ª) Não utilize o celular ao dirigir;
6ª) Respeite a sinalização e as leis de trânsito, inclusive em vias conhecidas ou com pouco movimento;
7ª) Não ultrapasse em locais proibidos e mantenha distância segura do veículo à frente;
8ª) Dirija com atenção redobrada em dias de chuva, reduzindo a velocidade e evitando manobras bruscas;
9ª) Mantenha a documentação do condutor e do veículo em dia;
10ª) Planeje o trajeto e descanse antes de dirigir, principalmente em viagens longas ou após eventos festivos.
