27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Não seja um monstro no trânsito - 06/09/2023, 06:20 - Amanda Souza

Detran inova em campanha e lança um totem gigante de sucata

Órgão lança “Não seja um monstro no trânsito” com implantação de totem gigante e blitz educativa na Paralela

Detran lança campanha “Não seja um monstro no transito” com implantação de totem gigante e blitz educativa na Paralela
Detran lança campanha “Não seja um monstro no transito” com implantação de totem gigante e blitz educativa na Paralela |  Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

A mais nova campanha do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) de conscientização quanto a segurança viária está de “assustar”. O órgão instalou o “monstro” do trânsito na Av. Paralela, uma das mais movimentadas da cidade. O totem gigante feito em sucata está instalado em frente ao antigo Bahia Café Hall como uma forma de alertar condutores e transeuntes para o tráfego consciente.

Com o lema “Não seja um monstro no trânsito”, a campanha integra as ações do Detran no mês em que será celebrada a Semana Nacional do Trânsito. Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran, destacou que esse teor lúdico “pretende levar a discussão para o seio familiar, partindo da infância para chegar às famílias”, disse. “O trânsito vive uma pandemia silenciosa e a ideia é trazer essa consciência”. Além da instalação do monstro, houve ainda uma blitz educativa para conscientizar condutores sobre a segurança ao volante.

Rodrigo Pimentel, Diretor Geral Detran - Bahia.
Rodrigo Pimentel, Diretor Geral Detran - Bahia. | Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

Intervenção com material reciclado
O totem tem uma altura total de 6 metros e pesa cerca de 800kg. O ícone da campanha da Semana Nacional de Trânsito é uma obra do artista plástico Silvio Roberto Andrade. “Foi um processo que durou dois meses de execução. O monstro é foi feito inteiramente em sucata, em material reciclado. Ele foi construído em aço e a armadura dele é toda feita de material de carro batido”, conta o artista. Silvio destaca que vai ser importante para conscientizar o povo “sobre bebida, uso de celular, evitar o perigo no trânsito, pois ele pode ser a próxima vítima”, disse.

Blitz educativa do Detran - Bahia na Avenida Paralela.
Blitz educativa do Detran - Bahia na Avenida Paralela. | Foto: Shirley Stolze / Ag A Tarde

A peça deve permanecer instalada na Av. Paralela pelos próximos dois meses e, em breve, a população vai poder ajudar a escolher o nome do Monstro do Trânsito por meio de uma ação que ocorrerá na página oficial do Detran Bahia no instagram (@detranbahia).

exclamção leia também