O desfile cívico de Vila de Abrantes, promovido neste domingo (22) fez parte das celebrações do aniversário de 266 anos de emancipação política de Camaçari, que ocorre em 28 de setembro. A localidade, considerada o berço do município, foi o cenário do evento que exaltou as riquezas culturais e as belezas naturais da região.
Leia mais:
Mega-Sena não tem ganhador e prêmio cresce para R$ 10 milhões
Rui joga ‘pra cima’ presidência: “Potencial candidato ao Senado”
Sob o tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, as apresentações refletiram o orgulho de pertencer a uma cidade rica em história e singularidades. Neurilene Martins, secretária da Educação, explicou que o desfile foi resultado de um processo de planejamento que envolveu o currículo formativo dos estudantes. "Aqui, os alunos expressam seu orgulho por meio de homenagens que também demonstram o sucesso do nosso projeto pedagógico, revelando as descobertas e realizações possibilitadas pelas vivências nas escolas", afirmou.
Entre os alunos participantes estava Arthur Silva, de 9 anos, da escola Fazenda Cajazeiras, que desfilou vestido como o ‘menino maluquinho’ em homenagem ao escritor Ziraldo. Moradores de Vila de Abrantes, como Kátia Nazaré, 56 anos, aproveitaram a oportunidade para celebrar o aniversário do município. “Morar no circuito é um privilégio. Já participei muito e hoje estou prestigiando as novas gerações, inclusive meus netos”, disse Kátia.
Para Marilaine Oliveira, 26 anos, que assistiu ao desfile pela primeira vez ao lado do marido Matheus Barbosa, 29, e do filho Joaquim Oliveira Barbosa, 5, a experiência foi nova e emocionante. “Esse é o nosso primeiro desfile, pois viemos do Rio Grande do Sul há cinco meses. É muito lindo, organizado, com as crianças motivadas e representando causas que fazem muito sentido, como a importância de cuidar do planeta e de respeitar a igualdade.”
Além das escolas, o desfile contou com apresentações culturais de grupos percussivos, de cultura popular, filarmônicas, bandas marciais e fanfarras, tudo realizado no contexto da 3ª edição do Edital Evandro Amaro. O evento foi organizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e o apoio de outras secretarias municipais e instituições parceiras.