26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Tragédia anunciada - 27/01/2023, 07:00 - Railson Oliveira

Denúncia: População de Ilha de Maré na bronca com ponte enferrujada

Moradores estão em busca de uma solução para o local que apresenta risco para a população

Moradores da Ilha de Maré estão em busca de uma solução para a ponte enferrujada que apresenta risco para a população.
Moradores da Ilha de Maré estão em busca de uma solução para a ponte enferrujada que apresenta risco para a população. |  Foto: Reprodução

Os moradores da Ilha de Maré, bairro que é considerado parte de Salvador, entraram em contato com o Portal MASSA!, nesta última semana, para denunciar o descaso com uma ponte que dá acesso à cidade de Candeias. O local é muito utilizado pela população que precisa ir ao médico e também para levar as crianças à escola que estudam em Passé e precisam passar pelo equipamento todos os dias.

“A nossa maior preocupação é essa, que as crianças vão voltar agora o retorno das escolas em fevereiro e vai ter que utilizar essa ponte. Olha o risco que essa ponte tá para as crianças. [....] A ponte está em um estado que vai cair, como caiu a escada com o morador”, detalha Luana do Brasil, moradora da ilha.

Ainda de acordo com os habitantes da região, a empresa responsável pela construção da ponte foi a Petrobras, que na época comandava os postos de petróleo que existem na Ilha de Maré e em Passé. Depois, a petrolífera vendeu os poços para a Refinaria de Mataripe Acelen, que passou o controle para a 3R Petroleum. Esta última empresa, por sua vez, ficou com toda a responsabilidade que era da Petrobras.

Contudo, ao ser questionada pelos moradores da região sobre a situação de risco em que a ponte se encontra, a 3R Petroleum alegou que comprou os poços, mas que a ponte não é de responsabilidade deles.

“A 3R Petroleum esclarece que não detém a propriedade do píer mencionado, visto que não compõe os ativos adquiridos pela Companhia junto à Petrobras. Porém, por se tratar de um equipamento de uso das comunidades do entorno das instalações da 3R, a Companhia está em contato com a associação de moradores de Porto dos Cavalos, Martelo e Ponta Grossa, e avalia a possibilidade de apoio na melhoria das condições do referido píer. Vale ressaltar que a iniciativa já está em andamento”.

A Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura Municipal de Salvador (Seinfra), afirma que: "Uma equipe técnica será enviada ao local nos próximos dias para avaliar a situação específica.", e completou dizendo: "Salientamos ainda que a Prefeitura já elaborou projetos de contenção e infraestrutura para a Ilha de Maré que serão licitados. O investimento das novas obras será de mais de R$ 12 milhões."

Na quarta-feira (25), os residentes do bairro informaram à redação do Portal MASSA!, que obtiveram uma nova resposta da empresa, que propôs marcar uma reunião na próximo sexta-feira (27) para discutir o assunto.

exclamção leia também