O Ministério da Saúde vai distribuir mais de 109 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue na Bahia. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a doença. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.
A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. O investimento soma mais de R$ 17,3 milhões.
Leia também: Não é o Aedes! Veja imagem do mosquito transmissor da oropouche
Governo anuncia compra de 9,5 milhões de doses de vacina contra dengue
O Sistema Único de Saúde (SUS) já possui outros dois tipos de testes para identificação da dengue: o biologia molecular e o sorológico, ambos disponíveis nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).
Com o anúncio do Ministério da Saúde, a população passa a contar com uma terceira opção, que é o teste rápido, capaz de detectar a presença do vírus da dengue, mas sem identificar o sorotipo. Esses testes estarão disponíveis na rede pública, como Unidades Básicas de Saúde, conforme a distribuição da gestão local.