28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Esperança - 21/12/2023, 19:31 - Agência Brasil

De graça! SUS vai oferecer vacina contra a dengue

Previsão é que sejam entregues 5 milhões de doses em 2024

Esquema vacinal é composto por duas doses
Esquema vacinal é composto por duas doses |  Foto: José Cruz / Agência Brasil

O Ministério da Saúde decidiu incorporar, nesta quinta-feira (21), a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga escala, em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias.

A estratégia para utilização da quantitativo de vacinas será definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) que também vão estipular o público alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Segundo o laboratório, a previsão é que sejam entregues 5,082 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com indicação para prevenção de dengue causada por qualquer sorotipo do vírus, para pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.

exclamção leia também