22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

SEGUE A LÍDER! - 20/06/2024, 10:46 - Da Redação - Atualizado em 20/06/2024, 11:32

Dados do IBGE apontam Bahia no topo do turismo nacional

De acordo com o instituo, o turismo baiano cresceu 12%, enquanto o Brasil registrou aumento de 1,4% entre janeiro e abril deste ano

Os dados do IBGE estão em sintonia com os números da Secretaria de Turismo do Estado
Os dados do IBGE estão em sintonia com os números da Secretaria de Turismo do Estado |  Foto: Elton Andrade

A Bahia segue sendo o destino queridinho do turismo brasileiro, é o que aponta o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a abril deste ano. De acordo com o IBGE, o turismo baiano cresceu 12%, enquanto o Brasil registrou aumento de 1,4%.

Liderando o crescimento entre as unidades da Federação, a Bahia teve, no período, um aumento de 22% na receita do setor; no país, a receita cresceu 9,7%; e dos empregos formais gerados na Bahia, 6,9% foram em serviços turísticos.

Leia também: Mais de 300 mil baianos vão botar o 'pé na tábua' neste São João

Os dados do IBGE estão em sintonia com os números da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), relacionados à circulação de visitantes. No primeiro quadrimestre de 2024, o movimento nos aeroportos baianos aumentou 4,7%, em comparação com o mesmo período de 2019 (pré-pandemia). Seguindo o comparativo, as praças de pedágios tiveram um incremento de 8,4%.

Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, destacou as estratégias do governo do estado para alavancar o turismo na Bahia. “É um grande conjunto de ações, que envolve promoção, capacitação, qualificação, infraestrutura e sustentabilidade, sempre mantendo diálogo com o Governo Federal, os municípios, o trade turístico e outros agentes. Esse trabalho estratégico tem mantido a Bahia na liderança do turismo nacional. Importante verificar que o crescimento é registrado tanto no volume das atividades, quanto na receita. Isso significa que o turista está gastando mais em território baiano, o que reflete na geração de mais emprego e renda para a população”, afirmou.

exclamção leia também