
O Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana, abriu os portões, neste domingo (7), para a 46ª edição da Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), um dos eventos mais tradicionais do calendário agropecuário e econômico da Bahia. Até o próximo dia 14 de setembro, o espaço se transforma em um imponente centro de negócios, lazer, cultura e diversão, reunindo criadores, empresários, empreendedores e famílias de toda a região.
Leia Também:
A cerimônia de abertura, realizada no final da tarde deste feriado da Independência, contou com as presenças do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), que enalteceu a importância da feira e parabenizou a gestão municipal pela reorganização do evento. “É uma grande alegria ver essa feira reanimada. Esse é um evento de grande importância para toda a Bahia, ele valoriza o trabalho dos produtores, fomenta negócios, impulsiona a geração de renda e fortalece a cultura e o turismo de Feira de Santana”, afirmou durante discurso.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho (União Brasil) pontuou o sentimento de alegria em promover mais uma edição da Expofeira e exaltou a parceria do Governo Estado para “valorizar o agronegócio e fortalecer Feira de Santana como polo regional”. Na oportunidade, o gestor recebeu das mãos do governador o certificado internacional de Zona Livre de Febre Aftosa.
Com aproximadamente mil animais presentes no Parque para exposição e negócios, a Expofeira se consolida como vitrine para pequenos e grandes produtores, além de abrir espaço para startups e novas soluções voltadas ao campo. Para o pecuarista Rubens Correia, 46 anos, o evento tem retomado a força e dado mais espaço e valorização ao agronegócio. “Eu vejo a Expofeira em um movimento muito importante de retomada do seu verdadeiro papel, que é dar espaço para as tradições rurais, para os criadores, se abrindo para o que há de mais moderno, claro, mas, principalmente, valorizando as nossas raízes”, observou, destacando a expectativa de renovar o plantel de gado nelore com novas aquisições na Expofeira.

Além de impulsionar a economia, a Expofeira também reúne pessoas de todas as idades em torno de oportunidades e experiências inesquecíveis. A estudante Amanda dos Santos, 18 anos, aproveitou o feriado com a família para prestigiar o evento. “Já estive aqui outras vezes quando era pequeninha, fazia passeio de pônei e brincava no parque. São lembranças muito boas, por isso sempre faço questão de estar presente, apreciando as exposições de animais, o artesanato, projetos voltados para o desenvolvimento do campo, além das comidas regionais e da diversão com as apresentações dos artistas da nossa terra”, elogiou a jovem.
Ao longo de mais de quatro décadas de história, a Expofeira é reconhecida por sua diversidade de modalidades de negócios. No parque, o público se depara desde a comercialização de animais de raça, leilões, implementos agrícolas, veículos, serviços diversos, gastronomia e economia criativa. Entre os empreendedores em atuação na exposição, está Luciana Celestino Pereira, 48 anos, conhecida como ‘Galega do Posto’. Com as pipocas coloridas, ela espera fazer grandes negócios até o encerramento da feira. “Para um primeiro dia as vendas estão boas. O sucesso do nosso negócio, além da qualidade do nosso produto, é o carisma. Com certeza, vai ser um ‘estouro’ de vendas até o último dia”, afirmou animada.
