
A cruz que foi utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, no dia 26 de abril de 1500, dias após o desembarque dos portugueses por aqui, chegou a Salvador nesta sexta-feira (25) como parte de uma peregrinação nacional em celebração aos 525 anos desse marco na história do.
A Basílica Santuário Senhor do Bonfim recebeu a cruz, que será transportada em procissão até o Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, às 11h deste sábado (26).
Leia Também:
Lá, uma missa será celebrada ao meio-dia, com a participação de fiéis e autoridades religiosas. Mais tarde, às 18h, a Fraternidade Franciscana dos Frades Menores promoverá uma celebração especial no Cruzeiro de São Francisco, em frente à Igreja de São Francisco, no Pelourinho.
Após sua passagem por Salvador, a cruz seguirá para Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, onde será realizada a Missa Pontifical dos 525 anos da primeira missa no Brasil, no sábado (26), às 16h, na Praia de Coroa Vermelha.
Mudança de última hora na celebração
Uma alteração importante aconteceu na celebração programada para Salvador. Inicialmente, a missa seria presidida pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil.
No entanto, o cardeal está no Vaticano para cumprir compromissos com os ritos de passagem do Papa Francisco e participar do conclave. Por esse motivo, a celebração será conduzida por outras autoridades eclesiásticas.