
O Carnaval é para todas as idades e públicos. Por isso, a Organização de Auxílio Fraterno (OAF) realizou, nesta terça-feira (25), o Carnaval das Estrelas da OAF: Curtir, Dançar e Brilhar, Venha Pra Cá!, um evento dedicado a proporcionar alegria e inclusão social para crianças e adolescentes acolhidos pela instituição. A festa aconteceu na sede da OAF, localizada na Rua do Queimadinho, no bairro da Lapinha, e teve muita música, dança e diversão.
Leia Também:
A animação ficou por conta do Tio Pulga Animações e do Grupo Cultural Impacto da Bahia. Além de celebrar o Carnaval, a iniciativa teve como principal objetivo oferecer momentos de descontração e reforçar a inclusão social das crianças, muitas delas vítimas de abandono e violência.
O presidente da OAF, Jozias Sousa, destacou a importância do apoio da sociedade para a manutenção da instituição. "As doações são o carro-chefe para que a OAF e outras instituições possam manter as portas abertas. Hoje, tudo que temos aqui foi fruto da solidariedade de empresas, entidades e pessoas físicas que contribuem conosco", afirmou.
Atualmente, a OAF acolhe cerca de 80 crianças e adolescentes, divididos em sete unidades. Entre os desafios enfrentados pela organização, está a alta demanda por itens básicos, como fraldas descartáveis e leite de fórmula. "Usamos entre 7 e 8 mil fraldas por mês e precisamos constantemente de leite para os recém-nascidos que deixaram o aleitamento materno", explicou Jozias.
Durante a festa, a jornalista Tarsilla Alvarindo e a nutricionista Vanessa Salles Magalhães foram coroadas como madrinhas do evento. Tarsilla, que mantém uma relação de longa data com a OAF, celebrou a oportunidade de levar alegria às crianças. "O Carnaval é um momento mágico, e as crianças da OAF também merecem fazer parte dessa alegria. A festa é uma forma de proporcionar um momento lúdico e especial para elas", disse a jornalista.
Tarsilla relatou que conheceu a instituição e posteriormente, passou a se envolver em eventos e campanhas. "Já comemorei meu aniversário aqui, fui madrinha do bazar e estou sempre presente. Cada sorriso e abraço que recebo das crianças não tem preço", compartilhou.
A OAF é uma organização sem fins lucrativos e conta com doações e convênios para manter suas atividades. A instituição recebe apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (SEMPRE), e possui contratos com a Secretaria Municipal da Educação (SMED) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No entanto, os custos mensais ultrapassam R$ 100 mil, e as doações são essenciais para a continuidade do trabalho.
Quem quiser contribuir pode doar alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, produtos de limpeza, fraldas e leite na sede da OAF. Também é possível fazer doações via Pix pelo CNPJ: 15232135000150.
Para mais informações, a OAF disponibiliza o contato pelo Instagram @oafsalvador, incentivando a participação da comunidade para transformar a vida de dezenas de crianças e adolescentes.