29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Merecido! - 24/11/2023, 20:56 - Agência Brasil- Atualizado em 24/11/2023, 21:47

Creuza Oliveira recebe título de Doutor Honoris Causa pela UFBA

O evento vai ocorrer na Reitoria da UFBA, às 18h, em Salvador

A presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) e coordenadora-geral do Instituto 27 de abril (IEC), Creuza Oliveira, recebe o Título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O evento ocorre nesta sexta-feira (24), na Reitoria da UFBA, às 18h, em Salvador. E o título é de autoria do Instituto de Psicologia da universidade (IPS).

O grupo que preparou o memorial sobre Creuza Oliveira para a análise da concessão do Título foi coordenado pela professora Elisabete Pinto, do Instituto de Psicologia (IPS) da UFBA. Participaram também a professora e pesquisadora visitante Emérita da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mary Garcia Castro; José Ribeiro, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT); a deputada estadual Olívia Santana; o jornalista Pedro Castro; Renato Resende, juiz do Trabalho (TRT); Patrícia Carla Zucoloto e Mariana da Cruz Silva, ambas do IPS/UFBA, dentre outros.

Para Elisabete Pinto, “Creuza de Oliveira é uma intelectual orgânica que conseguiu organizar as mulheres negras de todo Brasil em torno da questão laboral. Poucos doutores conseguem que o conhecimento produzido por eles na academia tenha um impacto social e possa transformar vidas. Creuza é doutora porque logrou conquistar os direitos humanos das trabalhadoras domésticas. A UFBA compreende a sua importância na luta”, disse.

exclamção leia também