A taxa de ocupação de leitos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Espanhol, referência no tratamento da Covid-19 na Bahia, estava em 87% até a noite da última quarta-feira (30). Por conta disso, 50 leitos devem ser abertos na unidade até esta quinta (1º), de acordo com a assessoria de imprensa da unidade localizada em Salvador.
Populares presenciaram uma fila com seis ambulâncias na entrada da unidade na quarta (30). Por meio de nota, a assessoria explicou que a situação se tratou de uma coincidência e que os pacientes regulados chegaram de diferentes unidades de saúde. Após passarem por avaliação médica, eles foram instalados nos seus respectivos leitos.
Leia mais:
6 milhões de pessoas estão com esquema vacinal pela metade na Bahia
Bahia registra mais de 1.500 casos de Covid e dez mortes pela doença
Outro número que chamou atenção, além da quantidade de pessoas internadas na UTI do hospital, foi a enfermaria que registrou 76% de ocupação até a tarde de quarta (30.) Atualmente, a unidade tem 190 leitos, sendo 100 de enfermaria e 90 de UTI.
Novos leitos
Há uma semana, o Hospital Espanhol ampliou o número de leitos e voltou a operar com 160 vagas de UTI e enfermaria. Na segunda-feira (28), o governador Rui Costa afirmou que a unidade chegaria ao número máximo de capacidade até o final desta semana.
A assessoria de imprensa do hospital informou que com as novas instalações, será possível receber 240 pacientes.Dos 50 novos leitos, metade será de UTI e a outra metade de enfermaria.