Uma misteriosa ave foi reintegrada na natureza nesta sexta-feira (1º), no Projeto Cachoeira, reserva ambiental que pertence a Bracell e é localizada na cidade de Entre Rios, situada a 150 km de Salvador. A coruja-murucututu ou coruja-de-óculos, de nome científico Pulsatrix perspicillata, é conhecida por sua beleza exuberante e características singulares.
A espécie mede entre 37 e 55 centímetros e habita diversos locais do Brasil, desde o território baiano até o Rio Grande do Sul. Ela também pode ser encontrada em regiões da Argentina e Paraguai.
A coruja foi uma de 32 animais silvestres que retornam ao meio ambiente através do projeto. Ela chama atenção pelos olhos amarelos, canto misterioso e boa habilidade de camuflagem. Seu diferente canto torna fácil escutar sua presença, mas avistá-la é considerado um evento raro.
"Além da beleza estética, a murucututu, como outras aves de rapina, atua no controle de roedores que podem causar doenças, anfíbios e serpentes, sendo considerada um importante bioindicador de qualidade ambiental. Por isso, sua presença no ambiente é tão importante para a dinâmica do ecossistema e para a sociedade", detalha o biólogo Igor Macedo da Bracell.
Confira a lista dos outros animais reintegrados na natureza:
10 jiboias (Boa constrictor);
uma cobra-cega (Amphisbena vemicularis);
uma cascavel (Crotalus durissus);
uma jararaca (Bothrops sp.);
seis sariguês-orelhas-pretas (Didelphis aurita);
dois cágados-pescoço-de-cobra (Mesoclemmys tuberculata);
um cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus);
duas corujinhas-do-mato (Megascops choliba);
dois gaviões-carcará (Caracara plancus); dois gaviões-carrapateiros (Milvago chimachima);
um gavião-pernilongo (Geranospiza caerulescens);
um iguana-verde (Iguana iguana);
e um socozinho (Butorides striata).